Biblioteca Criativa: O Mundo da Escrita, de Martin Puchner

 

O quanto você sabe sobre o mundo da escrita? O seu surgimento, evolução, poder, influência e importância?

Você sabia que as palavras são  muito mais que letras em um papel ou em leitor de e-book?


O autor Martin Puchner realiza um trabalho extenso no qual destaca toda a trajetória da escrita desde os tempos mais antigos até a modernidade. Não somente contando sobre sua evolução, mas também o impacto que essa tecnologia teve ao longo da história em diferentes civilizações, desde à política até a forma de pensar de diferentes povos. Entre revoluções e até novas crenças, onde nos encontramos com um mundo feito de literatura.

“Juntas, essas quatro etapas e as histórias e invenções que as tornaram possíveis criaram um mundo moldado pela literatura. É um mundo no qual esperamos que as religiões se baseiem em livros e que as nações se fundem em tetos, um mundo em que conversamos rotineiramente com vozes do passado e imaginamos que podemos nos dirigir aos leitores do futuro”.

O livro passeia por diferentes épocas mencionando as literaturas mais importantes de cada época e como a forma da escrita evoluiu de manuscritos, escrivães e a impressão.


Além disso, traz à tona diversos questionamentos sobre o uso das diferentes produções escritas, seja como forma de poder, de registro, recordações, documentos importantes ou literatura fantástica para o prazer e entretenimento. Fala sobre a interpretação da escrita e como essa pode mudar ao longo do tempo. 

“Por meio de uma sólida cultura de interpretação, os leitores vão invariavelmente formar suas próprias ideias, valores e cultura a respeito de um texto, e vão entender de novas maneiras as mesmas palavras que existem há cem, mil ou 3 mil anos”.

Conta também como a escrita, em um primeiro momento, pertenceu às pessoas da mais alta classe como os membros da corte e imperadores, enquanto as classes mais baixas permaneciam analfabetas. Com a alfabetização e aumento da mercantilização, os livros e a escrita se tornaram algo presente na vida de mais pessoas. O autor demonstra como a escrita e os livros carregam conhecimentos, palavras capazes de mudar visões de mundo e de afetar o leitor.

“O aspecto mais fascinante da literatura sempre foi permitir aos leitores o acesso à mente dos outros, inclusive daqueles mortos há muito tempo”. 

É um livro muito interessante para todos os escritores, para conhecer mais da origem dessa prática mais que milenar capaz de mover mundos. Sem falar que a edição está maravilhosa, recheada de fotos reais e ilustrações dos antigos escritos que trazem para mais perto do leitor as diferentes produções literárias criadas há tanto tempo, e como a literatura não é só composta pela escrita, também há imagens de diferentes obras de arte e gravuras relacionadas à escrita aproximando épocas tão remotas diante dos nossos olhos.

Capa. 📖

Livro: O Mundo da Escrita
Autor: Martin Puchner
Tradutor: Pedro Maia Soares
Páginas: 488
Editora: Companhia das Letras
Sinopse: Como a escrita inspirou a ascensão e a queda de impérios e nações, o desabrochar de ideias políticas e filosóficas e o nascimento de crenças religiosas.

O mundo da escrita nos conduz a uma viagem maravilhosa pelo tempo e pelo globo, por meio de dezesseis textos fundamentais, selecionados dentre 4 mil anos de literatura mundial. É assim que conhecemos a sra. Murasaki, autora do primeiro grande romance da história universal; as aventuras de Miguel de Cervantes ao enfrentar piratas ― tanto os que atuam no mar como os literários ―; e os artesãos da linguagem do épico oral Sundiata na África Ocidental. Também aprendemos como Goethe descobriu a literatura mundial na Sicília, passamos mil e uma noites com Sherazade, acompanhamos a difusão do Manifesto Comunista e a batalha dos livros na América espanhola.

Para contar toda essa trajetória, Martin Puchner trata tanto da narrativa quanto da evolução das tecnologias criativas ― o alfabeto, o papel, o códice, a impressão ―, que formaram pessoas, comércios e hábitos. A literatura, em suma, moldou nosso mundo, um espaço a partir do qual conversamos rotineiramente com vozes do passado e imaginamos que podemos nos dirigir aos leitores do futuro.

“Sapiens para fanáticos por livros” ― The Bookseller

“Leitura indispensável para entender por que lemos.” ― Margaret Atwood

“Este livro não é apenas uma exuberante demonstração da importância da literatura para a cultura humana, mas também uma grande história de aventura ― uma história de cartas e de foguetes; de impiedosos conquistadores, elegantes damas da corte e empreendedores de classe média; do desejo de poder e do sonho de liberdade.” ― Stephen Greenblatt


2 Comments

  1. Conheci o blog hoje, e já salvei nos favoritos! Também salvei o livro na minha listinha na Amazon, assim que possível vou comprar pra começar a leitura!

    http://meumuseuparticular.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que edição linda, deu vontade de ler e estudar esse livro, anotei aqui porque esse eu vou adquirir.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)