Biblioteca Criativa: Despertar Criativo, de Fernanda Longoni e Amanda Longoni


Existem vários livros sobre criatividade por aí, mas pouco quando olhamos em relação a terem sido escritos pro autores nacionais. Este livro foi escrito por duas irmãs de Curitiba, Paraná que saíram da estrada principal para criar a própria vida e durante a leitura, ao longo dos capítulos nos convidam a explorar as possibilidades durante a nossa jornada enquanto pessoas naturalmente criativas que somos. 


Inspirados pelo futuro ou pelo passado, estamos sempre contando histórias. Contando histórias através das artes e de todas as nossas criações. Fazemos isso em busca de compreender melhor a vida e compartilhar com os outros. 


O livro é dividido em 10 capítulos onde as autoras mesclam as próprias experiências  com conteúdo técnico de uma forma que mais lembra mais uma conversa entre amigas do que uma material de estudo daqueles que muitas vezes nos dão sono durante a leitura. Além disso, o livro apresenta  algumas ilustrações feitas pela própria Fernanda, que são um ótimo recurso para deixar tudo mais imersivo e com um toque mais pessoal, gerando mais conexão com quem lê. 

A criatividade brilha mais forte com recursos limitados, porque ela é a solucionadora de problemas da nossa mente. 


Ao longo das páginas as autoras iram abordam assuntos como estado de fluxo (flow),  características das pessoas criativas, formas de buscar inspiração, como ter novas ideias e preparar sua bagagem cultural, os tipos de inteligências, processo criativo, planejamento de um livro (no caso de como foi o planejamento do Despertar Criativo), medo de se expor, como achar sua linguagem e como encontrar outros criativos.

Uma ideia boa no mundo é melhor do que uma ideia perfeita na cabeça. 


Despertar Criativo é um livro que não traz nenhuma formula mágica, mas que apresenta ferramentas para que você desperta a criatividade que já existe dentro de você e te convida a refletir através da da experiência das autoras relatadas na obra qual caminho você precisa trilhar para vivar uma vida da forma mais criativa possível com base nos objetivos que você deseja alcançar! 

A representatividade não é um favor  para alguns, mas um presente para todos. Pinte o mundo de todas as cores, tamanhos e formatos. É nesse mundo que queremos viver. 




Livro: Despertar Criativo
AutorasFernanda Longoni e Amanda Longoni
IlustraçõesFernanda Longoni
Editora: Outro Planeta
Páginas:  180
Sinopse: A inspiração abre uma porta. Dela sopra um ar fresco e nos sentimos curiosos para ver o que se encontra lá dentro. Criar é atravessar essa porta e partir em uma longa jornada. Em Despertar criativo, você entrará em contato com a sua própria criatividade e aprenderá como usá-la a seu favor. Será capaz de criar o seu próprio caminho, sem seguir os outros, para sair de uma vida cinza para uma mais colorida.
As irmãs Fernanda e Amanda serão suas guias nessa jornada em direção à inovação e à autenticidade. Para isso, você vai percorrer todos os passos do processo criativo: desde buscar inspiração até finalizar e compartilhar sua ideia com o mundo. Se você sente que precisa de uma mudança, chegou a hora de despertar e começar a criar hoje a vida que quer.

1 Comments

  1. Que interessante! Estou a procura de coisas para melhorar minha criatividade e foi bom saber da existência desse livro

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)