Os Principais Prêmios Literários do Brasil

 


Olá, Escritores! 

Hoje iremos falar um pouco sobre os principais prêmios literários do nosso país. Vale lembrar, que assim como as revistas literárias, os prêmios também são uma ótima oportunidade para divulgar a literatura nacional, os temas pertinentes a sociedade, assim como conhecer novas obras e autores.  

Prêmio Jabuti 

Conhecido como o “oscar” da Literatura, é o mais tradicional prêmio literário do Brasil. O Jabuti é concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) desde 1959 e premia diversas categorias, como: adaptação, projeto gráfico, tradução, romance, contos, crônicas, poesia, literatura infantil, literatura juvenil, reportagem, biografia, histórias em quadrinhos e livro brasileiro publicado no exteriorO maior diferencial do Prêmio Jabuti em relação a outros prêmios é a sua abrangência: além de valorizar escritores, ele destaca a qualidade do trabalho de todos(as) os(as) profissionais envolvidos(as) na criação e produção de um livro.

Prêmio SESC de Literatura

Lançado em  2003 pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), o concurso premia anualmente obras inéditas nas categorias Conto e Romance, destinadas ao público adulto, escritas em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Além de inclui-los em programações literárias do Sesc, o Prêmio também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: os livros vencedores são publicados e distribuídos pela editora Record. 

Site: https://www2.sesc.com.br/portal/site/premiosesc

Curiosidade: . Luiza Geisler, Juliana Leite e André de Leones, são alguns nomes reconhecidos na cena literária brasileira que foram descobertos pela premiação do Sesc. 

Você também pode gostar: 10 revistas literárias que recebem textos para publicação

Prêmio Literário Biblioteca Nacional

Realizado anualmente desde 1994, o Prêmio Literário Biblioteca Nacional, contempla autores, tradutores e projetistas gráficos brasileiros , reconhecendo a qualidade intelectual e estética da produção editorial brasileira.

São avaliadas publicações em 9 categorias: poesia, romance, conto, ensaio social, ensaio literário, tradução, projeto gráfico, literatura infantil e literatura juvenil. As comissões julgadoras analisam as obras de acordo com critérios como qualidade literária, originalidade, contribuição à cultura nacional, criatividade no uso dos recursos gráficos e excelência da tradução.

As obras concorrentes devem ser inéditas (1ª edição), publicadas no Brasil e podem ser inscritas em, no máximo, duas categorias. O concurso está aberto também a autores independentes, desde que a obra esteja em Depósito Legal e traga impresso o número do ISBN.


Prêmio São Paulo de Literatura

Criado em 2008 pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, este prêmio seleciona anualmente os melhores livros de ficção no gênero romance, escritos em língua portuguesa e originalmente editados e publicados no Brasil.


Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa

O Oceanos é realizado via Lei de Incentivo à Cultura, pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, e conta com o patrocínio do Banco Itaú e da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas da República Portuguesa (DGLAB); com o apoio do Itaú Cultural, do Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa de Moçambique, do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde; e com o apoio institucional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A premiação é focada nas obras de poesia, prosa, crônicas e dramaturgia em língua portuguesa

Site: https://www.itaucultural.org.br/oceanos


E você, tem alguma indicação de prêmios literários que deveriam aparecer aqui? Sinta-se livre para indicar aqui nos comentários!






2 Comments

  1. Olá.
    Os prêmios são um incentivo maravilhoso para os escritores.
    Conheço alguns e acho excelente.
    Beijos.



    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)