5 maneiras de divulgar a sua obra na Bienal do Livro e outros eventos literários

 

Imagem sob licença Creative Commons por EliFrancis

Todo escritor ou leitor espera ansioso pelos eventos literários, seja para divulgar a sua obra ou para comprar novos livros, além de conhecer pessoas novas e interagir com outras que gostam do mesmo estilo literário.

Mas muitas vezes não sabemos exatamente como podemos aproveitar essa oportunidade e fazer o nosso livro ser conhecido, por isso separamos algumas maneiras de divulgação e ferramentas que podem facilitá-la.

1. Participar de um estande.

Geralmente os escritores que publicaram com uma editora podem participar dos estandes com seus livros e também dar autógrafos. O que muitos não sabem é que algumas editoras independentes abrem inscrições para que você possa estar no estande deles com seus livros, dando autógrafos e conversando com leitores. Além das editoras, também estão as plataformas de publicação independente que costumam abrir um espaço para escritores. É só estar atento para os editais de cada uma e se inscrever em alguma que seja da sua preferência.

Algumas plataformas como Clube de Autores e PerSe participam de eventos literários e editoras como a Sinna abrem espaço para escritores independentes.

 

2. Levar exemplares impressos do seu livro.

É uma boa tática se você é um bom vendedor do seu peixe. Ter a versão física é uma ótima forma de apresentar o seu livro para novos leitores, além de poder oferecer um exemplar com uma assinatura e dedicatória exclusiva, é mostrar o produto para os seus possíveis clientes.

 

3. Fazer marcadores de página do seu livro.

Os eventos literários estão cheios de leitores e qual é a melhor forma de promover o seu livro se não com um marcador de páginas? Os marcadores de página acompanharão o leitor durante a leitura de um livro e trará uma visão constante, quase como uma propaganda subliminar, do seu livro. Gerando assim um interesse em compra-lo. Lembre-se sempre de colocar informações de compra e um pouco sobre a história do seu livro para provocar curiosidade nos possíveis leitores.

 

4. Usar QR code.

Seja na contracapa do livro, nas orelhas, em um flyer ou no marcador de página, gerar um QR code pode ser muito útil na hora de vender o seu livro. Você pode colocar um link de compra, um link para o seu site de escritor ou redes sociais, o importante é direcionar seu leitor para que facilite o acesso da compra ou interesse por suas obras. Existem vários sites que geram QR codes gratuitos como:

MeQR

QRCode Generator

QRCode Fácil

 

5. Fazer uma amostra.

Se você não puder imprimir exemplares do seu livro, você pode imprimir pequenas amostras, sejam caseiras ou impressa em gráfica. Nessa amostra você pode colocar um capítulo ou partes de capítulos gerando curiosidade nos leitores, ou qualquer outra informação que você ache pertinente. Uma opção também é fazer a amostra como um zine, no lugar de grampear ou costurar, você pode fazer dobraduras.

Clique aqui para aprender a imprimir um livro em casa.

Clique aqui para aprender a fazer um zine.

 

E você, tem alguma outra dica de como divulgar a sua obra em eventos?

1 Comments

  1. Amei esse post. Para quem quer fazer essa divulgação é essencial ter uma amostra em formato físico, torna tudo mais fácil e visual.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)