Dicas de criatividade: Vídeos sobre língua portuguesa, suas variações e possibilidades de criação

Foto por Syd Wachs, via Unsplash.



Olá, escritores!

Conhecer a língua portuguesa é um dos princípios elementares da nossa profissão. Geralmente, quando se fala em "conhecer a língua", as pessoas costumam associar essa expressão a questões relacionadas essencialmente à norma padrão (ortografia, gramática, acentuação e pontuação, principalmente); mas nós, da equipe do Projeto Escrita Criativa, acreditamos que isso vai além. Entrar neste universo pode, inclusive, estimular a nossa criatividade!

O verbo conhecer tem sua origem no latim cognósco,is,óvi,ìtum,cognoscère que significa "ter noção, informação, saber, reconhecer, aprender a conhecer". Sendo assim, trazemos aqui algumas visões que ajudam a compreender um pouco em que pé anda a nossa amada língua em muitas das suas variações. 😉

As marcas do português brasileiro


Neste vídeo, os professors Ataliba de Castilho, José da Silva Simões, Manoel Mourivaldo Almeida explicam por que o português falado no Brasil e o falado em Portugal estão se afastando e as principais diferenças entre essas variações.

Língua Portuguesa: Brasil e Moçambique


Nesse vídeo publicado no ano passado pelo Nexo Jornal, o escritor e biólogo moçambicano Mia Couto relaciona a história da Língua Portuguesa no Brasil e em Moçambique com o ensino nas escolas, o seu fazer literário enquanto autor e a capacidade de criar histórias.

De onde vê os nomes das cores em português?


Nomes das coisas nascem da necessidade humana. A partir da nossa percepção do mundo, vamos nomeando o que está ao nosso redor. Este vídeo da BBC nos mostra como as diferentes culturas viam as cores e como isso impactou na forma como as nomeamos.

Estrangeiros aprendendo português


No vídeo acima, temos o Gavin (que é dos EUA) lendo um texto e comentando sobre os estudos e aprendizados dele em português. Como somos nativos, às vezes não paramos para pensar em aspectos da nossa própria língua. Ver estrangeiros aprendendo português nos dá outra perspectiva do uso das palavras, da sintaxe e do ritmo do nosso pensar e falar. Refletir sobre o modo com que nos expressamos por meio da linguagem verbal é um exercício essencial para quem escreve! Por isso, mesmo que você já seja nativo, é interessante observar os gringos aprendendo a nossa língua.

Conte para nós o que você mais gostou neste post! ;)

2 Comments

  1. Oi Fernanda, tudo bem?
    O último vídeo dos estrangeiros aprendendo português é ótimo!
    Nossa lingua é dificil meesmoooo!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Muito legal a sua postagem, principalmente o vídeo do estrangeiro falando em português :D

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)