Desafio Criativo 2022 - Deixe a lua ser seu guia

 Foto de Arina Krasnikova no Pexels


A lua que inspira poetas, encanta os apaixonados e influencia as marés,  tem para a astrologia um significado maior. Para ela, cada fase da lua pode influenciar nosso dia a dia de maneira diferente. Nosso Desafio Criativo 2022 se inspirou no Oráculo da Lua (Moonology), e nas possibilidades que ela nos traz.

Afinal, se a lua pode influenciar vários aspectos do nosso cotidiano com muitos acreditam, porque não deixar que ela inspire nossa escrita?

Além dos temas do mês inspirados em cartas do Moonology, esse ano resolvemos trazer algumas sugestões de como desenvolver sua história, já que percebemos que algumas pessoas sentem um pouco mais de dificuldade em desenvolver os temas do Desafio Criativo.


  1. Fevereiro - Eclipse da Lua Nova: espere uma mudança poderosa
  2. Março - Lua Crescente: a energia está ganhando impulso
  3. Abril - Eclipse da Lua Cheia: as conclusões estão ao alcance
  4. Maio - Lua Minguante: o que você precisa liberar?
  5. Junho - Lua Vazia: nada virá dessa situação
  6. Julho - Lua Cardeal: seja ousado e dê o primeiro passo
  7. Agosto - Lua Fixa: mantenha sua visão
  8. Setembro - Lua Mutável: nada está definido ainda
  9. Outubro - Super Lua: as emoções estão em alta!
  10. Novembro - Lua Azul: acredite no impossível
  11. Dezembro - Nodo Norte: saia da sua zona de conforto
  12. Janeiro - Nodo Sul: não deixe seu passado te atrapalhar



E como faço para participar?


Para participar é bem simples, basta pegar o tema corresponde ao mês em questão e começar a escrever!
Você pode fazer uma postagem em seu blog (caso você não tenha um blog e deseje participar, entre em contato conosco da moderação), ou plataforma de sua preferência seguindo as seguintes regras:

 Escrever um texto com a base na informação referente ao tema do mês. A maneira que você irá desenvolver sua história é livre, a ideia é que vocês usem a criatividade.
 Colocar o link do Projeto na postagem, caso você compartilhe em seu blog, redes sociais e afins. Você pode ou não compartilhar os textos criados, isso fica a seu critério, mas nós adoraríamos saber como cada tema te inspirou! 
 Quando publicar seu texto envie o link pelo nosso formulário clicando aqui, utilize a #desafiocriativopec ou nos marque nas redes sociais. 



Ideias de como desenvolver os temas do Desafio Criativo

➖Eclipse da Lua Nova: espere uma mudança poderosa

🔮Sugestão: Seu personagem está vivenciando uma situação que está longe de ser a ideal, mas ainda assim ele acredita que dias melhores virão. O que quer que esteja acontecendo agora está acontecendo por um motivo que ele só entenderá no futuro. No entanto, qualquer escolha que ele faça, por mais difícil que seja, o levará a algum lugar melhor do que onde você está agora.


➖Lua Crescente: a energia está ganhando impulso

🔮Sugestão: Seu personagem é uma pessoa sonhadora e corajosa. Sua história é sobre sonhos virando realidade, criar a realidade em que se deseja viver.


➖Eclipse da Lua Cheia: as conclusões estão ao alcance

🔮Sugestão: Seu personagem sabe que as coisas estão chegando ao fim, mas términos nunca são tão simples. Ele precisa olhar para trás para perceber que fez tudo que estava ao seu alcance para as coisas darem certo.  O perdão é o que move sua história.


Lua Minguante: o que você precisa liberar?

🔮Sugestão:  seu personagem tem tudo aquilo que sempre desejou, mas ainda assim ele sente que falta alguma coisa que ainda não sabe qual é. Em uma noite voltando para casa do trabalho algo acontece. Agora ele precisa fazer uma escolha: para conseguir aquilo que ele sente falta será preciso abrir mão de algo que ele já tem. Porém, ele não poderá escolher o que ou quem irá sair da sua vida. Qual será a escolha dele?


➖Lua Vazia: nada virá dessa situação

🔮Sugestão: Seu personagem apostou todas as fichas em algo que parecia muito promissor, porém, todos ao seu redor o avisaram que nada daquilo daria resultados. A questão é:  ele deve continuar insistindo acreditando que em algum momento a situação dará frutos, ou ajustar as expectativas e mudar o foco.


➖Lua Cardeal: seja ousado e dê o primeiro passo

🔮Sugestão: Seu personagem sempre viveu dentro da própria zona de conforto, mas em uma viagem ao litoral tudo muda. Ele sente que a energia do lugar lhe dá a coragem de ser quem ele sempre desejou. Ele tem 24 horas para viver tudo o que sempre quis sem medo das consequências.  O que acontece durante esse período?


➖Lua Fixa: mantenha sua visão

🔮Sugestão:  seu personagem é uma pessoa muito teimosa e essa característica acaba afastando as pessoas que convivem com ele. Porém, agora parece que o jogo inverteu e é exatamente a teimosia dele diante de uma determinada situação que vai ajudar todos ao seu redor.


➖Lua Mutável: nada está definido ainda

🔮Sugestão: seu personagem é um verdadeiro camaleão e ele adora brincar com as possibilidades que isso traz. Porém, em meio a tantas mudanças algo não sai como o esperado. Quando tudo parece não ter saída ele ganha a chance de ser outra pessoa.  A questão é: ficar onde está e lidar com uma vida de incertezas ou assumir outra identidade e viver uma vida toda programada por outra pessoa?


➖Super Lua: as emoções estão em alta!

🔮Sugestão: seu personagem sente que nada dá certo para ele, porém, tudo o que ele precisa está bem debaixo do nariz dele. Basta ele começar a olhar ao redor. O que acontece quando ele começa a perceber as possibilidades diante dele?


➖Lua Azul: acredite no impossível

🔮Sugestão: algumas coisas acontecem apenas uma vez na lua azul, ou seja, quase nunca. Seu personagem viveu ou está prestes a viver algo único e inesquecível.  Escreva sobre esse momento memorável.


➖Nodo Norte: saia da sua zona de conforto

🔮Sugestão: seu personagem precisa dar um salto de fé e deixar o passado para trás de alguma forma. Se ele tiver coragem para fazer isso, há boas chances de ele se perguntar o motivo de ter esperado tanto tempo.


➖Nodo Sul: não deixe seu passado te atrapalhar

🔮Sugestão: seu personagem se sente preso em uma situação aparentemente perfeita. Quando ele conhece alguém novo ele se vê sendo desafiado a fazer algumas mudanças, mesmo que ficar onde está seja mais fácil e seguro.


Esperamos que você se inspire com os temas deste ano e que histórias incríveis possam surgir disso!

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)