Como utilizar fotos de banco de imagens para capas de livros
Foto de Perfecto Capucine de Pexels |
Todo mundo sabe que não devemos
julgar um livro pela capa, mas também é um fato que ela é o primeiro contato
que o leitor tem com a obra. Tendo isso em mente, a escolha da imagem que virá a
ilustrar a capa de um livro é importantíssima. Aqui no blog já temos uma
postagem que reúne 5 dicas de ouro ao fazer capa de livro, também temos dois
vídeos no YouTube sobre o assunto: um sobre criação de capa de e-book no Canva
e outro sobre a criação da capa completa no Photoshop.
Dito isso, hoje queremos compartilhar com
vocês algumas opções de bancos de imagens gratuitos que oferecem fotografias
com uma excelente qualidade, que você pode utilizar para criar suas próprias
capas. Antes de se aventurar nas inúmeras possibilidades que os bancos de
imagens oferecem, sejam eles pagos ou gratuitos, você precisa refletir sobre
alguns pontos, são eles:
1.
Entenda que não há exclusividade
Quando você encontra a imagem perfeita para ilustrar a história que você
deseja contar, é preciso entender que outras pessoas também podem utilizá-la. Provavelmente você já viu a mesma imagem sendo
utilizada por editoras e/ou autores diferentes para ilustrar livros distintos,
assim como em outros nichos. Nesse sentido é importante lembrar que existe a
possibilidade da imagem escolhida ser ou estar associada a um outro produto/campanha
que você não deseja que seja associada à sua história. Para ilustrar separamos alguns exemplos:
Foto de capa: Goldmund Lukic/ Getty Imagens |
2.
Verifique o contrato de licença
Apesar de compartilharem de algumas semelhanças, cada banco de imagem apresenta uma política diferente em relação ao que você pode e o não pode fazer com o material disponibilizado. Então, vale a pena ler com calma o que cada site diz sobre o assunto.
Lembrando que mesmo que o site diga que não é necessário a atribuição dos direitos autorais, o ato de dar os devidos créditos é uma ótima forma de incentivar e valorizar o trabalho dos profissionais envolvidos. Isso também passa credibilidade ao seu trabalho.
Uma forma simples de dar os créditos é utilizar o formato nome do artista seguido do nome do banco de imagens.
Exemplo: Foto de M. Silva no/via Unsplash.
3. Use sua criatividade
Ainda que você tenha encontrado a imagem dos seus sonhos, que é tão perfeita para o que você imaginou que não precise de nenhuma alteração, lembre-se do item 1. Outras pessoas também podem utilizar a mesma imagem que você. Uma possibilidade para diminuir a chances de ter uma capa igual a tantas outras por aí é utilizar a foto escolhida como base para a criação de algo exclusivo.
Nem sempre isso é uma tarefa fácil, já que envolve alguns conhecimentos avançados na área de edição e afins, por isso, caso você não se sinta confortável para esta etapa, contratar um capista pode ser uma boa opção. É importante pensar não apenas no ato de publicar um livro, mas também como você deseja que seus leitores se lembrem dele, logo a capa assim como o texto merece uma atenção especial.
Agora que você já refletiu sobre esses três itens vamos
ao que interessa, confiram a abaixo bancos de imagens que valem a pena conhecer e ter nos favoritos.
Banco de imagens gratuitos
Unsplash: é uma plataforma movida por uma comunidade incrível que nos presenteou com centenas de milhares de suas próprias fotos para estimular a criatividade em todo o mundo. Portanto, cadastre-se gratuitamente ou não. De qualquer forma, você tem acesso a mais de um milhão de fotos sob a licença Unsplash - o que as torna livres para fazer o que quiser.
Sobre a licença: concede uma licença de direitos autorais irrevogável, não exclusiva e mundial para baixar, copiar, modificar, distribuir, executar e usar fotos do Unsplash gratuitamente, inclusive para fins comerciais, sem permissão ou atribuição do fotógrafo ou do Unsplash (embora a atribuição seja apreciada!). Esta licença não inclui o direito de compilar fotos do Unsplash para replicar um serviço semelhante ou concorrente. Saiba mais aqui.
Nappy: Como uma agência de gerenciamento de influenciadores para criadores negros e pardos, somos muito intencionais quanto à representação cultural no trabalho que fazemos. E, por causa disso, nem sempre conseguimos encontrar as fotos de que precisamos. E é por isso que lançamos a nappy; para fornecer belas fotos em alta resolução de pessoas negras e pardas para startups, marcas, agências e todos os outros.
Sobre a licença: Todas as fotos postadas na nappy são licenciadas sob a licença Creative Commons Zero (CC0), então fique à vontade para fazer o que quiser . Isso significa que você pode baixar essas fotos, modificá-las, compartilhá-las, distribuí-las ou usá-las para o que quiser gratuitamente . Na verdade, nós o encorajamos. Quanto mais você os usa, mais ajudamos a melhorar a representação de negros e pardos na mídia.Você não precisa de permissão nem precisa fornecer os créditos ao usar essas fotos, no entanto, é altamente recomendável. Use o formato abaixo para dar crédito à foto:
Foto de @username de nappy.co (substitua @username pelo nome de usuário do fotógrafo encontrado na página da foto).
Pexels: reúne as melhores fotos profissionais e vídeos gratuitos compartilhados por criadores talentosos. Inclusive se você notarem boa parte das imagens gratuitas disponíveis no Canva são do Pexels.
Sobre a licença: Saiba mais aqui. Todas as fotos e vídeos do Pexels podem ser usados de forma gratuita. A citação de créditos para os fotógrafos ou para o Pexels não são obrigatórios, mas são muito apreciados. Você pode modificar as fotos e vídeos do Pexels.
Pixabay: é uma comunidade de criativos, compartilhando imagens e vídeos sem direitos autorais. Todos os conteúdos são liberados sob a Licença Pixabay, o que os torna seguros para uso sem pedir permissão ou dar crédito ao artista - mesmo para fins comerciais.
Sobre a licença: Todo o conteúdo do Pixabay pode ser usado gratuitamente para uso comercial e não comercial impresso e digital, exceto nos casos mencionados em "O que não é permitido". A atribuição não é necessária. Dar crédito ao contribuidor ou à Pixabay não é necessário, mas sempre é apreciado por nossa comunidade. Você pode fazer modificações no conteúdo do Pixabay.
Não redistribua ou venda imagens ou vídeos Pixabay de outra pessoa em outras plataformas de estoque ou papel de parede. Não venda cópias inalteradas de uma imagem. por exemplo, vender uma cópia exata de uma foto de estoque como um pôster, impressão ou em um produto físico. Não retrate pessoas identificáveis de forma negativa ou ofensiva. Não use imagens com marcas identificáveis para criar uma associação enganosa com um produto ou serviço. Saiba mais aqui.
Existem outros bancos de imagens excelentes por aí (Stock Snap, Free images, Burst...) porém, para essa postagem selecionamos aqueles que nos mais utilizamos no nosso dia a dia.
Caso você queria compartilhar algum outro ou se você fez a capa do seu livro utilizando nossas dicas deixe o link nos comentários!
2 Comments
Oi
ResponderExcluirmuito boa as dicas, eu já vi muitas campas com as mesmas imagens, principalmente em e-books publicados de forma independente.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Interessante!
ResponderExcluirSeja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)