Dicas de escrita: 10 pontos para observar no processo de escrita e revisão de um texto literário

Imagem de picjumbo por Pixabay.



Olá, escritores! 
Esperamos que a quarentena de vocês esteja, na medida do possível, tranquila. No post de hoje, trazemos alguns pontos de atenção que indicamos para vocês observarem no processo de escrita e pré-revisão do texto. Essa lista não substitui o trabalho de um preparador e revisor de textos, mas facilita muito o refinamento do livro. Todas as dicas têm como premissa de que você deve reler o seu texto muitas vezes. O ideal é que cada leitura tenha o foco em uma das dicas. Assim, você garante que há menos risco de passar algo. No final do post, deixamos um infográgico com todas as dicas para você salvar e ter com você. 

Vamos lá? 

1. Observe se todos os personagens são necessários para o desenvolvimento da narrativa 

Independentemente de você ter escrito um conto, uma novela ou um romance, os personagens que aparecem no seu texto devem ter uma função e um destino. Ficou claro para o leitor o que aquele personagem está fazendo na narrativa ou ele aparece apenas uma vez e nunca mais se tem notícias dele na história? Se você tiver algum personagem sem função, corte-o do texto ou desenvolva-o mais.

2. Observe o tempo verbal utilizado na sua narrativa 

Seu texto é narrado no presente ou no passado? A escolha do tempo verbal impacta muito no efeito que a história provoca no leitor. É importante, portanto, definir como você deseja que o leitor receba os acontecimentos da sua narrativa e não misturar as estações. Se o texto for narrado no passado, siga o tempo todo no passado. Se for no presente, siga no presente. Alternar entre um e outro é algo possível, porém arriscado de ser feito. Você deve encontrar um modo de deixar claro para o leitor o seu objetivo com isso. 

3. Observe o narrador do seu texto 

Seu narrador é em primeira ou em terceira pessoa? Ele é onisciente? Colado a um único personagem? Qual é o foco que ele assume ao contar a história? Assim como acontece com o tempo verbal; às vezes, durante o momento da escrita, o autor pode alternar o narrador sem querer. É importante passar um pente fino e ver se os narradores estão coerentes com o objetivo e com os acontecimentos da história. 

4. Observe os diálogos do seu texto 

As falas do seu texto são necessárias? Lembre-se que o diálogo deve trazer uma informação nova, importante. Se for só “— Oi.”, “— Oi.”, não há a necessidade desse diálogo estar ali (pode ser substituído por “eles se cumprimentaram” ou algo similar).

5. Observe a grafia das palavras

Veja se as palavras seguem a ortografia prevista. Se usar alguma em língua estrangeira, grafe-a em itálico. Se você inseriu alguma gíria, jargão ou neologismo, analise se eles são compreensíveis pelo contexto ou se há a necessidade de redigir notas explicativas. 

 6. Observe a acentuação das palavras 

É importante verificar a acentuação das palavras. Deixamos o nosso alerta principalmente para aqueles vocábulos que têm acento diferencial (por x por; tem x têm; mantém x mantêm; pode x pôde; etc.) e quando acrescentamos o pronome ao verbo (colocá-la; vendê-la; etc.) — nesse caso, o Word tende a tirar o acento, quando ele é obrigatório. 

 Lembre-se também de que o uso do acento grave (`), indicador da crase não acontece antes de palavra masculina (a exemplo de “todos” e “Deus”) e de verbos. 

7. Observe o uso adequado das palavras e expressões

Ao reler o seu texto, verifique se a escolha das palavras foi adequada. Às vezes podemos trocar um “a”, quando queríamos dizer “há”; “retificar”, por “ratificar”; “cumprimento” x “comprimento” etc. É importante poder fazer esse pente-fino. 

8. Uso de hífen

Sabemos que a regra do hífen é complexa (a língua portuguesa e suas exceções!), então sugerimos conferir tanto um bom dicionário quanto os manuais que explicam o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2008 e o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) — confira os textos técnicos, porque há grafias erradas na web. Ainda sobre este assunto, é importante verificar se o processo de hifenização está respeitando as normas de separação silábica. A hifenização se dá quando a palavra não cabe toda na linha, sendo terminada na linha debaixo. Muitos editores de texto apresentam uma configuração para fazer isso automaticamente, mas é bom passar o olho e ver se não há erros.

9. Uso da pontuação, em especial da vírgula e do travessão 

A pontuação interfere no entendimento do texto. Sendo assim, é primordial que o texto seja pontuado adequadamente. Um dos principais erros que os revisores veem é a separação do sujeito e do predicado da oração por vírgulas — principalmente quando os períodos são longos. Não se separa sujeito e predicado por vírgulas. Outro erro constante é o uso de traço/hífen ou meia risca no lugar de travessão ao redigir o diálogo. Cada um desses sinais tem usos específicos. Visualmente eles também são diferentes: 
  • Traço/hífen: - 
  • Meia risca: – 
  • Travessão: — 

Para marcar a fala do personagem, usa-se o travessão (—). 

10. Trabalhe com outros profissionais

Após finalizar o trabalho de escrita, convide leitores críticos para ler o seu texto e peça que eles lhe deem um retorno honesto sobre o seu texto. Aproveite o tempo que essas pessoas usarão para realizar a leitura e vá fazer outra coisa. Descanse a sua mente. Quando receber o retorno, trabalhe fazendo as alterações necessárias. Depois contrate um preparador e revisor de texto para afinar ainda mais o seu texto. 

Temos certeza que, ao seguir todas essas dicas, o seu texto ficará redondinho! 
Para salvar a imagem no seu computador:
clique com o botão direito do mouse sobre o infográfico e escolha a opção "Salvar imagem como..."
Para salvar a imagem no seu celular: 
pressione o dedo sobre o infográfico e escolha a opção "Fazer download da imagem...".




Lembrando que a equipe do Projeto Escrita Criativa oferece diversos serviços editoriais, dentre eles os de leitura crítica, preparação e revisão de textos. Para saber mais, clique aqui.

Bom trabalho a todos.

1 Comments

  1. Olá!
    Amei as dicas e saber mais como produzir textos e deixá-los com a temática boa e a ortografia acima de tudo sempre excelente. Sempre gostei de escrever, desde que me entendo por gente e é o que me acalma, me diverte e ao mesmo tempo é uma terapia.
    Gostei muito das regrinhas do hífen e acho que com prática todo mundo consegue.
    Beijocas.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)