8 Séries de TV para inspirar sua escrita


Dizem que a melhor maneira de se escrever uma boa história é vivenciando novas experiencias, conhecendo novas pessoas e lugares. Porém, nem sempre temos essa disponibilidade de tempo para sair por aí e se aventurar, mas para nossa sorte existem outras maneiras de vivenciar coisas novas seja através de um livro, palestras, jogos, músicas, documentários, filmes, novelas e séries de TV. 

Hoje gostaria de compartilhar alguns seriados que poderão te inspirar na hora de escrever, meu critério para a escolha foi buscar por opções que possuem em seu enredo elementos comuns com a vida de escritor, porém, optando por títulos não tão conhecidas do público em geral. 

📺Se você deseja se aventurar na complexidade do ser humano e criar personagens mais reais e conhecer um pouco mais sobre o funcionamento de uma grande editora dê uma chance para:

Being Erica

A série é uma dramédia (mistura de drama com comédia) canadense , produzida pela CBC e estrelada por Erin Karpluk. No Brasil, a série ganhou o nome de A Vida de Érica e foi exibida pelo canal GNT.

Erica Strange é uma mulher de trinta e poucos anos, que tinha tudo para ser  bem sucedida depois da faculdade, porém, devido às decisões que tomou até então as coisas não saíram como o planejado. Ela, então, recebe a oportunidade única de fazer terapia com o Dr. Tom, um  terapeuta nada convencional que utilizada como recurso de tratamento a viagem no tempo. Com a chance de desfazer-se de sua lista de arrependimentos, Erica espera que isso resulte na vida que ela realmente queria levar.

Você já deve ter ouvido em algum lugar que o primeiro passo para se escrever uma boa história é conseguir criar uma introdução que cative o leitor já nas primeiras linhas. Em Being Erica isso acontece já nos minutos iniciais do primeiro episódio quando a protagonista nos diz:

Você sabe aquela amiga que você tem? A garota que parece ter tudo certo? Ela tem o emprego dos sonhos, o namorado ideal, a vida perfeita. Bem… eu não sou essa garota. Meu nome é Erica Strange. Tenho 32 anos, ainda em um trabalho sem futuro, ainda dormindo com meu gato de estimação. Eu sei que as pessoas se perguntam ‘por que ela que tem ótima educação e ótimos amigos não consegue se dar bem?’. Existe uma resposta simples: más escolhas. Eu poderia ensinar um curso de estragar sua vida. Sério, eu sou muito boa em estragar tudo. A pior parte é que nem sempre foi assim. Eu era a estrela em ascensão. E ultimamente, sinto que apaguei.

A premissa lembra muito um chick-lit, porém, neste caso os personagens possuem um complexidade a mais e as situações apresentadas funcionam mais como uma pauta para reflexão do que para arrancar algumas risadas. Durante cada episódio é como se a gente também estivesse fazendo uma sensação de terapia, o que nos proporciona alguns aprendizados interessantes. Outro detalhe interessante é que em um determinado momento da história Erica começa a trabalhar em uma editora e podemos acompanhar um pouco da rotina de quem trabalha em conjunto com o escritor para dar vida aos livros.


Informações adicionais 
Status da série: Finalizada
Temporadas: 4
Número de episódios:  49
Duração dos episódios: 45 minutos


Younger

A série de TV foi inspirada no livro de mesmo nome escrito por Pamela Redmond Satran, e lançado aqui no Brasil pela editora Record.

Na trama, acompanhamos Liza uma mulher de 40 anos que após divorciar-se decide que é hora de voltar ao mercado de trabalho. Porém, encontrar emprego em sua idade não está sendo uma tarefa nada fácil. Após receber um elogio de Josh, um homem bem mais novo, ela decide fazer uma transformação total com a ajuda da melhor amiga, Maggie, para se passar por alguém de 20 e poucos anos, já que todas as suas tentativas anteriores falharam. Assim, se passando por uma jovem de 26 anos ela consegue um emprego como assistente em uma grande editora.

Diferente de Being Erica, aqui iremos nos aprofundar um pouco mais na rotina dentro de uma editora. Ao longo dos episódio é possível ver como geralmente ocorre as feiras literárias para aquisição dos direitos de publicação de um obra, a negociação com os escritores, a relação entre escritor e editor, a criação de um novo selo dentro da editora, as linhas editoriais e o processo de escolha dos lançamentos de cada um, assim como todo o processo que antecede o grande lançamento de um livro. É interessante ver como a diferença de idade entre os personagens dentro da editora influencia no processo de escolha de títulos e abordagens de lançamentos.


Informações adicionais 
Status da série: Renovada
Temporadas: 6
Número de episódios:  72
Duração dos episódios: 25 minutos

📺Se você deseja explorar seu lado cronista dê uma chance para:


Sex and the City


Talvez você já tenha até assistindo a série da HBO ou os filmes lançados que se passam alguns anos após o final do seriado. Porém, geralmente quando ouvimos falar sobre, é algo relacionado ao lado fashionista de Carrie e não do seu lado escritora. 

Baseada no livro homônimo da escritora Candice Bushnell, "Sex and the City", foca na história de Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker) e suas três melhores amigas.   Carrie, uma escritora na faixa dos 30 anos,  mantém uma coluna semanal sobre sexo e relacionamentos em um jornal de Nova York.  A série aborda os anseios e inseguranças das mulheres do final dos anos 90 e início dos anos 2000 (o seriado durou de 1998-2004), esse detalhe traz um contraste interessante para os dias atuais, pois vários comportamentos adotados pelos personagem na época hoje seriam considerados inaceitáveis. Além disso, é interessante notar como Carrie faz uso das suas vivências, assim como a de seus amigos  para dar vida as suas pautas semanais no jornal em que trabalha.

Informações adicionais 
Status da série: Finalizada
Temporadas: 6
Número de episódios:  94
Duração dos episódios: 25 minutos


Modern Love

A série original da Amazon, surge como um bálsamo em meio ao caos da vida moderna. Modern Love ou Amor Moderno, em português é uma antologia inspirada em histórias reais, sobre os mais diferentes tipos de amor, contadas através de artigos na famosa coluna, de mesmo nome do New York Times.

Por ser uma antologia você pode assistir os episódios fora de ordem, porém, no último episódio as histórias retratadas anteriormente se conectam, ainda que de maneira sutil, assim como acontece na vida real, onde diariamente nossas vidas se esbarram com a de outras pessoas sem que a gente muitas vezes se de conta.  Confira abaixo a lista de episódios:

  1. Quando o Porteiro É Seu Melhor Homem: Uma simples amizade entre uma mulher solteira e solitária que mora em Nova York, e seu porteiro que cuida dela, agindo como porteiro, guarda-costa, e figura paterna.
  2. Quando o Cupido é uma Jornalista Curiosa: Quando fiz uma última pergunta: Você já se apaixonou? Ele disse que ninguém havia perguntado isso a ele em uma entrevista. Até que finalmente respondeu: Sim, mas só percebi isso tarde demais.
  3. Me Aceita como Eu Sou, Quem Quer Que Eu Seja: Minha vida pessoal era outra história. No amor, não há como se esconder: Você precisa deixar alguém saber quem você é. Mas eu não fazia ideia de quem eu era, até, de repente, descobrir.
  4. Renovando pra Manter o Jogo Vivo: Nós nos recuperamos, não com a adrenalina elevada pra vencer a qualquer custo, mas com a paciência e o controle de quem não queria que isso acabasse: nem no verão, nem na infância do nosso filho, nem nesse jogo.
  5. No hospital, um interlúdio de clareza: Não existe um bom momento para cair do sofá em cima de um copo de martíni e começar a perder uma quantidade perigosa de sangue, mas quando isso acontece bem no meio de um promissor encontro, é um momento péssimo.
  6. Então Ele Parecia um Pai, e Era Só um Jantar, Não É?: Ele era muito bonito. Usava suéter cinza de gola alta e tinha cheiro de loção pós-barba de menta e de livros antigos. Estava com 55 anos e tinha se divorciado pela segunda vez há pouco tempo. Ele era o meu pai. Na verdade, ele não era realmente o meu pai.
  7. Um Mundo Só pra Ela: Não havia garantia de que, fazendo uma adoção aberta, conseguiríamos um bebê mais rápido... Na verdade nossa agência nos alertou que, sendo um casal gay, poderíamos esperar por muito tempo.
  8. A Corrida Fica mais Gostosa na Volta Final:O amor maduro é bem diferente. Quando temos 70 ou 80 anos, já passamos por muitos altos e baixos na vida. Sabemos quem somos e aprendemos a fazer concessões. Afinal, a linha de chegada está se aproximando.

Sugestão: Antes de iniciar a série, escreva um texto inspirado nos títulos de cada episódio e outro inspirado em suas sinopses apresentas acima.  Ao final você terá criado 16 novas histórias, podendo compara-las com a forma que a série desenvolveu cada narrativa e as histórias originais. 


Informações adicionais 
Status da série: Renovada
Temporadas: 1
Número de episódios:  8
Duração dos episódios: 35 minutos


The Bold Type

Com roteiro de Sarah Watson, que também trabalhou em séries como Parenthood, Pure Genius e As Visões da Raven, The Bold Type inspira-se na vida da executiva Joanna Coles enquanto editora chefe da revista Cosmopolitan.  A trama gira em torno de três amigas: Jane, Kat e Sutton, e acompanhamos a vida e a rotina de trabalho das protagonistas na revista Scarlet, uma revista voltada para o público feminino, enquanto tentam encontrar suas próprias vozes num mar de líderes intimidadores. Juntas, elas exploram temas de sexualidade, identidade, amor e moda.

Espero que tenham aventuras, que se apaixonem, que tenham seus corações partidos. Espero que façam sexo com as pessoas erradas e com as certas, que cometam erros e que peçam desculpas, que saltem e que mergulhem. Eu espero que falem um monte para qualquer um que tentar segurá-los.Por que vocês não apenas trabalham para a Scarlet. Vocês são a Scarlet. 

Jane (Katie Stevens) é considerada a personagem central, cresceu tenho a revista Scarlet como uma irmão mais velha sempre disposta a ajudar, fato esse que faz com que trabalhar na revista seja algo muito maior que ter apenas um emprego. Depois de 4 anos ela deixa de ser assistente para integrar o seleto grupo de escritores da revista, porém, ela não quer apenas ser mais uma redatora de moda, ela quer mais e não tem medo de correr atrás disso.
Kat (Aisha Dee)  foge totalmente dos esteriótipos que estamos acostumadas a ver sobre uma garota negra na televisão. Ousada, a diretora de mídias sociais da Scarlet, usa as redes sociais para posicionar a revista e lutar por causa nas quais tanto ela quanto a empresa acreditam. Já Sutton (Meghann Fahy):  está se esforçando para deixar a vaga de assistente e seguir seu sonho de trabalhar com moda. Envolvida em um caso amoroso com um dos executivos e membros do conselho da revista ela terá  que achar um equilíbrio entre o amor e o sucesso profissional.

Das séries de TV listadas aqui Younger e The Bold Type se destacam por abordarem assuntos atuais do nosso cotidianos, principalmente quando falamos do estilo de vida de uma geração que nasceu e cresceu conectada.


Informações adicionais 
Status da série: Em hiatus
Temporadas: 4
Número de episódios:  40
Duração dos episódios: 45 minutos


📺Se você deseja explorar suas habilidades escrevendo Thriller, Fantasia e Ficção Científica dê uma chance para:


Westworld


A série  da HBO é baseada no filme homônimo de Michael Crichton (autor de Jurassic Park), de 1973 (conhecido aqui no Brasil como Westworld - Onde Ninguém Tem Alma), que apesar de possuir algumas semelhanças com a obra original traz uma narrativa totalmente nova.

Imagine um parque de diversões criado especialmente para adultos onde todos os seus desejos e fantasias podem se tornar realidade. Imaginou? Pois bem é mais ou menos assim que as coisas acontecem por aqui. Westworld é um parque temático de alta tecnologia para adultos, dedicado à diversão dos ricos onde eles podem fazer tudo o que desejam sem nenhuma punição ou limitação, ou seja um mundo onde tudo é possível.  Neste parque temos vários períodos da história representados prontos para serem vivenciados, mas  o espaço que ganha destaque é o que reproduz o Velho Oeste. Cada "história" é povoada por por andróides – os anfitriões –, programados pelo diretor executivo do parque, o Dr. Robert Ford (Anthony Hopkins), para acreditarem que são pessoas reais. Porém depois de uma falha em uma das atualizações dos sistema  dos  andróides, eles começam a ganhar consciência da sua real natureza, assim como a capacidade de sentir e sonhar. Tudo isso começa com  Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood), programada para ser a típica garota da fazenda, que está prestes a descobrir que toda a sua existência não passa de uma bem arquitetada mentira que encobre algo muito maior.

 Westworld entra na lista graças graças as narrativas e a construção dos personagens  dentro do parque, uma vez que lá dentro existem mundos distintos, onde cada um apresenta sua própria história, assim como cada personagem possui um papel a ser exercido dentro da trama. Outro detalhe interessante é a forma como a série brinca com as linhas temporais e os recursos que utilizados para nos apresentar certas informações através dos detalhes. Sem dúvidas esta é uma série perfeita para quem gosta de criar teorias!


Informações adicionais 
Status da série: Em exibição
Temporadas: 3
Número de episódios:  28
Duração dos episódios: 60 minutos


The Librarians

Baseada na trilogia de filmes O Guardião (você provavelmente já deve ter visto um dos filmes na sessão da tarde). Aqui no Brasil a série foi exibida na TNT e atualmente está disponível na Globo Play. 

The Librarians é centrada em uma antiga organização escondida nos porões da livraria pública do Metropolitan, que dedica sua vida a proteger o mundo da realidade mágica que existe por todos os lados. O grupo resolve mistérios impossíveis, luta com ameaças sobrenaturais e recupera artefatos poderosos em todo mundo, incluindo a Lança do Destino, o Cálice Sagrado e a espada Excalibur.
Flynn Carsen serviu como “o bibliotecário” durante 10 anos, porém agora ele precisa de ajuda. Para isso, foram recrutadas pessoas de todo o mundo, incluindo Eve Baird, uma agente de contraterrorismo altamente treinada que é responsável por proteger e manter todos vivos, Jake Stone, com o QI de 190 e um conhecimento enciclopédico de história da arte; Cassandra, tem o poder da sinestesia - a habilidade de unir todos os cincos sentidos em sua memória e Ezekiel Jones é um ladrão conhecido mundialmente especialista em novas tecnologias. A equipe é supervisionada por Jenkins, o expert em lendas antigas que vem trabalhando na organização por muito tempo.  O inimigo principal da Biblioteca é a A Irmandade da Serpente, um grupo que deseja espalhar a magia pelo mundo, o que pode criar um caos mundial, com tantos objetos poderosos perdidos e podendo cair nas mãos das pessoas erradas.

A série mescla  aventura, humor, romance, ação, fantasia e em alguns momentos até uma dose de suspense e terror. O mais interessante aqui é ver elementos tão conhecidos da literatura e da história mundial sendo abordados de novas maneiras, com um pitada de fantasia. Se você gosta de releituras, histórias inspiradas em clássicos, mundos mágicos que interagem com o mundo real provavelmente vai gostar de The Librarians.

Informações adicionais 
Status da série: Finalizada
Temporadas: 4
Número de episódios:  42
Duração dos episódios: 45 minutos


Castle 

Na trama acompanhamos Richard Castle, um escritor de histórias de investigação bem sucedido que acaba sofrendo um terrível bloqueio criativo, após matar o protagonista de seus livros. Para piorar parece que um fã gostou tanto de seus livros, que começa a cometer assassinatos exatamente como aqueles que acontecem nos livros criados por Castle. Depois de ser interrogado pela polícia, Richard se junta a Detetive Kate Beckett para solucionar esse caso. Os dois se tornam parceiros e começam a investigar outros crimes cometidos em Nova York, ao lado dos experientes detetives Javier Esposito, Kevin Ryan e Capitão Roy Montgomery. Eles trabalham também com o legista Lanie Parish. Além de desvendar assassinatos brutais, Richard cuida de sua família: a mãe, Martha Rodgers, uma diva da Broadway, e a filha, Alexis.

Informações adicionais 
Status da série: Finalizada
Temporadas: 8
Número de episódios:  173
Duração dos episódios: 45 minutos

Para finalizar gostaria de saber se vocês costumam utilizar séries de TV como fonte de inspiração na hora de escrever, se sim quais? Ah, e é claro vocês já conheciam alguma das séries listadas acima?

7 Comments

  1. Que post ótimo!! Adorei as dicas. Eu assisti à série completa de "Sex and the city". As outras, não conhecia. Eu estou gostando muito de assistir "Anne with an E". A protagonista é uma garota super imaginativa, ama ler e escrever e viaja no mundo das possibilidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma série linda mesmo! a capacidade de expressão da Anne e o seu fôlego e disposição para fazer do mundo ao seu redor um livro, nos encanta!!

      Excluir
  2. Anotei todas as inspirações em vídeos!! Adorei o seu blog.

    Um beijo, e boa Páscoa!

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  3. O universo ouviu-me! Tenho andado à procura de séries que tenham escritores, pois dá-me sempre motivação para continuar. Já conhecia o Castle mas tinha-me esquecido de que existia. A que me deixou mais curioso foi o "Being Erica", vou inclusive já procurar essa série. E vou também dar uma hipótese ao "The Librarians" já agora, pois pareceu-me algo do género de Neil Gaiman. Não imagina o tempo que me poupou! Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, muitas dessas séries eu não conhecia! Mas eu ameeeei Modern Love, e inclusive quero muito ler o livro que inspirou a série. Preciso voltar a ver Westworld, e quanto às outras dicas, já vou salvar aqui na minha lista! Quem sabe me sinto inspirada a escrever mais <3

    ResponderExcluir
  5. Eu AMO Castle com todo o meu coração haha o personagem é demais!! Tirando ele e Sex and The City, nunca tinha ouvido falar nas outras séries :O Fiquei bem interessada em ver Being Erica, Younger e The Bold Type. E quem sabe, dar uma chance a Sex and The City haha amei a lista!

    ResponderExcluir
  6. Amei o post!! Outra série que me inspira muito é Anne With an "E"🧡

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)