Publicação em Revista Online

Imagem por Kaboomics, sob licença Creative Commons.
É hora de tirar os contos da gaveta!
Hoje em dia os jornais, revistas e até programas de televisão podem ser encontrados através de uma rápida pesquisa no Google, e é essa facilidade que nós autores temos para propagar nossas obras e encontrar leitores. As publicações encontram cada vez mais plataformas para serem feitas e uma maneira de alcançar um público maior e desafiar-se, é através da publicação em revistas online.

Existem vários tipos de revistas que aceitam produções literárias, algumas propõem temas e outros uma categoria (ficção, romance, fantasia...). Basta encontrar a que se encaixa no seu perfil!

Por que enviar material para revistas?

○ Contato com novos leitores:
Amplie o seu público com aqueles que acompanham a revista!

○ Saindo da zona de conforto:
Desafie-se a cada edição, participe de temáticas que nunca haviam passado pela sua cabeça.

○ Oportunidade para conhecer novos autores:
Leia os textos dos seus companheiros e veja a forma como eles trabalharam o tema proposto. Apoie outros autores nacionais para que nós possamos crescer juntos!

○ Já é um começo:
Se você está em busca de uma editora e ainda não encontrou nenhuma, uma boa forma de colocar um pouco do seu material por aí, é através de participações em revistas e antologias. Por algum lado temos que começar!


Indicação de Revistas online.

Revista Avessa:
A Revista Avessa é o meu xodó! Cada edição possui uma temática diferente, o que garante uma grande diversidade de conteúdo.

Sobre: Somos uma revista literária que visa abrir espaço para autores inciantes publicarem seus textos curtos – contos, crônicas ou poemas -, de maneira que possam divulgar seu trabalho no mercado editorial.
O objetivo geral do projeto é funcionar como porta de entrada para escritores de talento que ainda não possuem material suficiente para publicarem livros próprios, seja através de editoras ou por iniciativa individual. Ou até mesmo aqueles que têm, porém ainda não conseguiram atrair atenção para que seu material seja lido.
Além disso, pretendemos disseminar conhecimento através de entrevistas com escritores renomados/veteranos, proporcionando uma ideia clara de como autores consagrados enxergam o funcionamento do mercado editorial e suas ações em relação a ele.

A Revista Trasgo é voltada para contos de ficção científica e fantasia. Atualmente eles estão trabalhando com um modelo de renda compartilhada, ou seja, os autores e ilustradores recebem parte do lucro arrecadado através da publicidade e da conta no Padrim.

Sobre: A Trasgo é uma revista trimestral de contos de ficção científica e fantasia que publica de autores selecionados, entre estreantes e consagrados.
Trasgo é uma criatura do folclore português, confundidos com duendes ou trolls. Mas também pode ser o nome de um planetóide distante, lar de um único ser vivo. Uma maldição que sai de sua caverna escura à noite, ou uma pequena nave mineradora com tripulantes suspeitos.

A Revista Litere-se aceita contos, crônicas, ensaios, poesia e artigos literários de temática livre.

Sobre: O objetivo central da Revista Litere-se é abrir espaço para escritores iniciantes e profissionais divulgarem seus talentos. Através de edições trimestrais apoiaremos o autor nacional que muitas vezes carece de espaço para divulgação de sua escrita.
Nossa pretensão é além de divulgar o autor, incentivá-lo a continuar escrevendo e lendo cada vez mais. Para isso usaremos de entrevistas com escritores já publicados, artigos motivadores e educacionais, resenhas e indicações de livros nacionais/internacionais visando proliferação de leitura. Apostaremos em tudo que possa trazer conhecimento ao nosso público leitor para que ele esteja cada vez mais em contato com o mundo Literário.

A Revista Inutensílio aceita contos, crônicas e poemas de temática livre. Para ser um autor da revista, é necessário ter uma conta no Medium e entrar em contato com a revista.

Sobre: Criada para mostrar aquilo que não precisa de justificativa. Criada para mostrar o lado inútil dos seres mais embriagados — nós, seres humanos. Queremos fazer desta revista um baú grandioso abarrotado das coisas inúteis da vida. Queremos despejar e que despejem momentos divinos de vossas almas. Que aqui estejam todos os intervalos do ser humano em forma de palavras. Que aqui nada seja cansaço, rotina, corrupção. Que aqui nada seja violência, estupro ou morte — a não ser na forma escrita da palavra.
A necessidade da Inutensílio é capturar, resgatar, manumitir o ser humano do seu estado de utilidade. É juntar em um só lugar a criatividade em forma de Literatura. É dar espaço, liberdade e prazer para usufruir os dons absolutos da vida. É hospedar os borrões da alma, concretizar a vista da janela singular, tornar poesia o asfalto rachado, iludir a realidade num desenho colorido chamado palavra. É modificar a rotina que embriaga, lapidificar a ventura, eternizar o que normalmente não dura.

E você, tem alguma indicação de revistas online para nós? Sinta-se livre para indicar aqui nos comentários!

5 Comments

  1. Obrigada pelo carinho! É muito bom ver que o nosso trabalho é importante e realmente faz diferença ^^ É por causa dessas e outras que a gente se empenha em dar sempre o nosso melhor!

    Parabéns pelo site, de verdade ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mayara!
      Ficamos felizes em divulgar! No que precisar, conte conosco!

      Beijos :*

      Excluir
    2. Verdade! Faço minhas as suas palavras. Obrigado Galera do site.

      Excluir
  2. Oi! Já publiquei um conto na revista SAMIZDAT. Estava à procura de outras revistas para onde escrever e este artigo foi muito útil. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eva! :)

      Fizemos mais uma lista com outras revistas. Caso queira conferir, dê uma olhada nos posts de 2020. :)

      Boa publicação!

      Excluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)