Dicas de escrita: Conheça as 8 regras de escrita do Neil Gaiman


Em fevereiro do ano 2000, o jornal britânico The Guardian pediu que alguns autores compartilhassem aquilo que consideram as regras de ouro da escrita. No post de hoje, trazemos para vocês as respostas dadas pelo Neil Gaiman, autor de Coraline, Sandman, O Oceano no Fim do Caminho, entre tantas outras obras.

Escreva. Termine as coisas. Continue escrevendo.
  1. Escreva.
  2. Escreva uma palavra atrás da outra. Encontre a palavra certa e coloque-a no papel.
  3. Termine o que você está escrevendo. Não importa o que você tiver que fazer para terminar, termine.
  4. Deixe de lado. Leia o que escreveu fingindo que você nunca havia lido isso antes. Mostre aos amigos cuja opinião você respeita e a quem gosta do tipo de texto que você escreveu.
  5. Lembre-se: quando as pessoas dizem que algo está errado ou que não funciona para elas, quase sempre elas estão certas. Quando elas dizem exatamente o que elas pensam que está errado e como consertar isso, quase sempre elas estão erradas.
  6. Arrume o que deve ser arrumado. Lembre-se que, cedo ou tarde, antes que alcance a perfeição, você terá que deixar o texto de lado, seguir em frente e começar a escrever a próxima história. A perfeição é como perseguir o horizonte. Mantenha-se em movimento.
  7. Ria das suas próprias piadas.
  8. A principal regra de escrita é que se você escrever com segurança e confiança suficientes, você pode fazer o que você quiser (Isso deve ser uma regra de vida, assim como é para a escrita. Mas, definitivamente, ela é verdadeira ao se escrever). Então, escreva a sua história do jeito que ela deve ser escrita. Escreva-a com honestidade e diga tudo da melhor maneira que conseguir. Eu não tenho certeza se há mais regras além dessas, nenhuma que realmente importe.
Tradução da lista publicada no site do jornal The Guardian.

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)