8 livros para continuar no clima das Olimpíadas



Não sabemos como estão as coisas por aí, mas do lado de cá estamos empolgadíssimas com os Jogos Olímpicos de Paris. Como em breve as Olimpíadas terão fim, ficamos pensando que os livros que têm esportes (olímpicos ou não) são uma ótima pedida para não deixar a empolgação morrer, por isso, trouxemos algumas dicas de leituras. Bora conferir? 😉



Livro: Devoção
Autora:
Patti Smith
Tradutor: Caetano W. Galindo
Esporte: patinação no gelo
Editora: Companhia das Letras
Sinopse: Por que escrevemos? De onde vêm as ideias para uma história? Como funcionam as engrenagens da inspiração e da literatura? Dividido em três partes, Devoção vai refletir sobre questões como essas. O relato se inicia com uma viagem da autora a Paris. Percorrendo as "ruas abstratas de Patrick Modiano" e lendo uma biografia de Simone Weil, Patti Smith começa a esboçar um conto, que vai se materializar no segundo capítulo do livro -- a história de uma jovem patinadora, sua jornada em busca de si mesma e de suas origens. Ao fim, Patti volta à cena e narra uma visita à casa de Albert Camus, na cidade de Lourmarin, onde depara com o manuscrito de O primeiro homem, romance inacabado do escritor argelino. "Por que alguém se sente compelido a escrever?", é a pergunta que nos acompanha até o fim. "Para dar voz ao futuro, revisitar a infância. Para dar rédea curta às loucuras e aos horrores da imaginação", Patti diz. E porque, afinal, "não podemos apenas viver".



Livro: O beijo da neve
Autora: Babi A. Settle
Esporte: patinação
Editora: Verus
Sinopse: Nina é uma jovem patinadora que ficou afastada das pistas por questões familiares. Agora, ela se vê diante do desafio de retornar às competições, dividindo seu tempo entre treinos intensos e trabalhos que paguem as contas. As coisas ficam ainda mais complicadas quando o patinador olímpico Elyan Kane ― um cara frio e intenso, que desapareceu por cinco anos, após a morte trágica de sua parceira no esporte ―, surge com uma proposta irrecusável para Nina. O que Elyan não sabe ― e, se depender de Nina e dos deuses hindus e irlandeses de suas avós, nunca saberá ― é que na adolescência ela nutria uma paixão platônica por ele. E que o primeiro encontro entre os dois resultou em uma enorme desilusão para a garota. Apesar das emoções conflitantes, Nina não pode perder a oportunidade de perseguir seus sonhos na patinação, mesmo que isso signifique lidar com a presença irritante de Elyan e com aqueles olhares longos e penetrantes, que vêm fazendo uma bagunça em seu coração. Entre as fascinantes auroras boreais do Canadá, um castelo com fama de mal-assombrado e as pistas de patinação, eles enfrentarão obstáculos, medos e sentimentos contraditórios. E tentarão provar que a paixão ― pela patinação e talvez por alguém que está bem ao lado ― pode superar qualquer adversidade.




Livro: Fence
Autora: C.S. Pacat
Esporte: esgrima
Tradução: João Rodrigues 
Editora: Galera
Sinopse: Nicholas Cox é o filho ilegítimo de um esgrimista campeão aposentado, e pretende seguir os passos do pai que sequer conhece. O sonho de ter a oportunidade e o treinamento necessários para participar de grandes competicções parece estar perto de se realizar agora que ele foi aceito na prestigiosa Kings Row. No entanto, em vez disso, Nicholas se vê em um mundo cruel em que precisará provar a todos, e a si mesmo, que é digno de se tornar um grande esgrimista. Em meio a confrontos, rivalidades e romances entre companheiros de equipe, Nicholas e os meninos da Kings Row descobrirão que há muito mais do que apenas floretes e investidas na arte da esgrima.




Livro: Xeque-mate 
Autora: Ali Hazelwood
Esporte: xadrez
Tradução: Roberta Clapp 
Editora: Arqueiro
Sinopse: Mallory Greenleaf não quer mais saber de xadrez. Desde que abandonou o esporte há quatro anos, se preocupa apenas em manter o emprego medíocre numa oficina mecânica para conseguir cuidar da mãe doente e das irmãs mais novas. Tudo muda quando ela se obriga a participar de um torneio beneficente e, sem querer, derrota o atual campeão mundial, Nolan Sawyer. A notícia de que Nolan perdeu para uma novata desconhecida deixa o mundo do xadrez em choque. E o pior: ele mal pode esperar para enfrentá-la de novo. Mas Mallory não está nem um pouco interessada nisso. Só que o sucesso inesperado também representa a chance de ganhar prêmios. E, apesar de tudo, ela não consegue evitar a atração pelo enigmático enxadrista... Quando o amor pelo esporte que ela tanto quer odiar começa a dominá-la de novo, Mallory logo percebe que nem toda disputa acontece no tabuleiro, que a fama é mais difícil do que parece e que às vezes o xeque-mate é só o começo.




Livro: A jogada do amor
Autora: Kelly Quindlen
Esporte: basquete
Tradução: Laura Phol
Editor: Alt
Sinopse: Scottie Zajac tem amigos maravilhosos, uma carreira promissora no basquete da escola e o apoio da família. Mas perdeu Tally, sua ex-namorada, que se mudou para a cidade vizinha em busca de mais visibilidade no esporte e a deixou com um buraco no peito. Para completar, o time de Scottie perde de lavada no jogo pré-temporada para a equipe de Tally, que não parece disposta a manter uma relação amigável. Quando Scottie sente que as coisas não podem piorar, um acidente faz com que ela mande para a oficina o carro da última pessoa com quem ela gostaria de se meter: Irene Abraham, a popular e linda capitã das líderes de torcida, responsável por uma das piores experiências da vida de Scottie. Agora, a garota terá que dar carona para sua inimiga... por semanas. No entanto, com tanta atenção sobre ela, Scottie acaba vendo nisso uma oportunidade. É a chance perfeita de fazer ciúmes em Tally e ainda conquistar popularidade na escola ―e torcida para o time feminino de basquete. Ela então arrisca tudo ao sugerir a Irene um acordo: dinheiro para consertar o carro em troca de um namoro falso. Para sua surpresa, Irene aceita a proposta e agora as duas são namoradas aos olhos de todos e inimigas na realidade ―mas a linha entre ódio e amor pode ser muito tênue.




Livro: Te vejo na final
Autor: Ayslan Monteiro
Esporte: futebol
Editor: Harlequin Books
Sinopse: Saiba tudo sobre Edinho Meteoro: as origens do jogador mais polêmico da seleção brasileira, por quais times já passou, onde joga atualmente, e o mais importante, o que esperar do atacante nesta Copa. Será que teremos novas polêmicas envolvendo o nome de Meteoro? Isso só o tempo, e os jogos, poderão dizer! Depois de ser arrancado do armário e ver sua carreira ser basicamente arruinada da noite para o dia, Edinho Meteoro, ex-promessa do futebol brasileiro e atual jogador de um time italiano pouco conhecido, não está exatamente feliz, mas pelo menos está estabelecido e seguro. Claro, ele não pode se dar ao luxo de dar um passo para fora da linha ou se tornará alvo da torcida, as marcas dispostas a patrociná-lo são raríssimas, tem só um amigo no time todo e lida todos os dias com o provocante e rabugento Benedikt Kühn, seu capitão e maior rival, que não larga do seu pé. Mas as coisas estão prestes a mudar, pois Cida, a nova técnica da seleção brasileira, acabou de convocá-lo para a Copa do Mundo. Edinho finalmente terá a chance de conquistar seu lugar de destaque no futebol, mas ele precisará enfrentar o país que o abandonou, uma federação homofóbica e colegas de time que claramente não o desejam ali ― além dos sentimentos confusos por um certo jogador alemão ― para realizar seus sonhos.


Livro: Carrie Soto está de volta
Autora: Taylor Jenkins Reid
Esporte: tênis 
Tradução: Alexandre Boide
Editor: Paralela
Sinopse: SA tenista Carrie Soto se aposentou no auge, com a tranquilidade de ter atingido um recorde imbatível: foram vinte títulos Grand Slam conquistados ao longo de sua carreira. Mas apenas cinco anos depois de seu retiro das quadras, ela assiste Nicki Chan igualar sua marca, trazendo a sensação de que seu legado está comprometido. Disposta a chegar aos seus limites, Carrie tem o apoio de seu pai, Javier, ex-tenista que a treina desde os dois anos de idade. Ele parece ter seus próprios motivos para incentivar a filha nesta última temporada que promete desafiar ambos num jogo que exige tanto física quanto mentalmente. Em uma inesquecível história sobre segundas chances e determinação, Taylor Jenkins Reid nos cativa com uma protagonista forte como sempre e um romance emocionante como poucos.




Livro: Operação Paddock 
Autora: Arquelana
Esporte: automobilismo 
Editor: Paralela
Sinopse: Petra Magnólia Brown está ferrada. Depois de se envolver em um escândalo, seu contrato como piloto de Fórmula 2 não foi renovado, e ela precisa encarar a possibilidade de seu sonho do automobilismo ter chegado ao fim. Já seu irmão está vivendo o pesadelo contrário: contratado como piloto reserva, João se vê obrigado a correr quando o titular se machuca. Porém ele detesta as pistas e só permanece no esporte por pressão do pai. João está desesperado para não competir, enquanto Petra faria de tudo por mais uma chance. Mas... os dois são gêmeos e se parecem muito. É com isso em mente que eles bolam um plano ousado: Petra vai se disfarçar de João e disputar o campeonato no lugar dele. O plano parece perfeito, mas há um obstáculo: Oliver Knight, o charmoso colega de equipe de João que faz balançar o coração de Petra e pode desmascarar os irmãos antes de todo mundo. O risco é alto, e, se forem descobertos, as consequências podem ser devastadoras.

Agora é a sua vez

Deixe nos comentários quais são os seus livros que têm esportes favoritos.

No mais: VAI, BRASIL!!!! 🇧🇷

1 Comments

  1. Confesso que não conheço nenhuma das sugestões, mas fiquei curiosa com alguns dos títulos que sugeres!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)