Lugares literários: 5 livrarias imperdíveis em Buenos Aires

 

Imagem sob licença Creative Commons por LubosHouska

Já sabemos que depois da Pandemia entramos em uma crise global e muita gente está aproveitando a desvalorização de algumas moedas para viajar e conhecer lugares novos, tendo em conta a onda de brasileiros que estão praticamente invadindo a Argentina, vemos nesse post mostrar para vocês algumas das livrarias interessantes em Buenos Aires!

Para quem não sabe, Buenos Aires é uma cidade extremamente cultural cheia de livrarias (principalmente sebos se você anda pela avenida Corrientes), existem livrarias históricas e outras com uma mistura de cafeteria. Abaixo deixamos uma lista de lugares que todo bom leitor deve conhecer.


1. Ateneo Grand Splendid

Construída em 1903 onde antes era o teatro Grand Splendid, é uma das livrarias mais famosas e um dos cartões postais de Buenos Aires. Sua arquitetura clássica chama atenção principalmente pelos detalhes da cúpula realizados pelo pintor italiano Nazareno Orlandi.

É considerada a maior filial da marca “El Ateneo” e a mais bonita da América do Sul pela revista National Geographic. Todos os anos realizam distintos encontros entre escritores, artistas e o público em geral, além de exposições e conferencias.

Além de livros, você pode disfrutar de um bom café na cafeteria que se encontra onde antes era o palco principal do teatro.

 

Imagem por National Geographic

Localização: Avenida Santa Fé 1860, Recoleta.

Horário: Segunda à quinta de 09:00 a 22:00, sextas e sábados de 09:00 a 00:00 e domingos de 12:00 a 22:00.

 

2. Libros del Pasaje

Construída dentro de um casarão antigo em 2004 a intenção era oferecer uma grande variedade de livros junto a uma cafeteria. Além de livros conhecidos, costumam ter livros de editoras e escritores independentes.

Imagem por Buenos Aires Connect


Localização: Thames 1762, Palermo.

Horário: Segunda à sábado de 10:00 a 20:00 e domingos de 14:00 à 20:00

 

3. Las perlas rojas

Livraria aberta em 2020 por empreendedoras em pleno centro de Buenos Aires, é especializada em livros escritos somente por mulheres. Possuem mais de 50 editoras no catálogo e entre as obras estão narrativas, poesias, ensaios, obras de teatro, infanto-juvenil e muito mais. A livraria é acolhedora e o atendimento costuma ser personalizado.

 

Imagen por Las Perlas Rojas

Localização: Rodríguez Peña 754, Recoleta

Horário: Segunda à sexta de 10:00 a 18:00, sábado de 11:00 a 15:00 e domingo fechado.

 

4. Falena

Aberta em 2016 com suas janelas enormes e ambiente super iluminado, a Falena combina livros com um salão de vinhos para aqueles que gostam de relaxar enquanto leem, sem falar em uma arquitetura incrível que mistura estruturas de ferro, tijolos e chaminés. Antigamente era uma casa de tijolinhos em Chacarita e hoje é considerada uma livraria oculta, além disso, o lugar é conhecido pelo seu terraço onde as pessoas podem experimentar uma leitura mais íntima.

Imagem por Tripadvisor

Localização: Charlone 201, Palermo

Horário: Terça e quarta de 15:00 a 19:00 e sábado de 11:00 a 16:00.

 

5. Feria de libreros – Plazoleta Santa Fe

É uma feira de livros fixa em Buenos Aires onde você pode encontrar desde revistas e livros usados até discos e cassetes, é muito comum ver livros em promoção e também livros novos. Cada posto de venda costuma se especializar em temáticas específicas como livros de filosofia e psicologia. É recomendado ir com tempo para procurar entre os vários livros que a feira oferece.

 

Imagem por Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires

Localização: Avenida Santa Fé entre Uriarte e Thames.

Horário: Segunda à domingo de 10:00 a 18:00.


E aproveitando, a Cecília Arbolave da Lote 42 estará na FED (Feira de Editores) em Buenos Aires. A FED é o maior evento de publicações independentes na Argentina e dessa vez serão mais de 270 expositores, além de palestras. O evento será de 5 a 7 de agosto na avenida Corrientes, 6271, a entrada é gratuita.


E você, conhece alguma livraria ao redor do mundo para recomendar?

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)