Saiba tudo sobre o Projeto Escrita Criativa

Foto por Lukas Blazek, via Unsplash.

“Olá, escritores! Sejam bem-vindos ao Projeto Escrita Criativa!”

Se você chegou aqui vindo dos nossos vídeos do YouTube, já ouviu a abertura acima, mas independentemente disso, você conhece o Projeto Escrita Criativa e sabe como participar dele? Se a sua resposta foi “não”, pegue o seu chá/café/suco e fique neste post! (E se foi “sim”, pegue a sua bebida e fique também, porque você já sabe que adoramos uma boa conversa.)

 

Conheça o Projeto Escrita Criativa

Fundado em maio 2015 pelas escritoras Ane Venâncio, Ayumi Teruya e Fernanda Rodrigues, o Projeto Escrita Criativa nasceu com dois objetivos: 1. criar e fortalecer uma comunidade de escritores que se apoiam na escrita de textos; 2. espalhar conhecimento sobre escrita, criatividade e mercado editorial da perspectiva dos profissionais do livro.

Escritores com todo tipo de experiência (ou falta dela) são bem-vindos ao nosso espaço.

 

O Projeto Escrita Criativa em números

Foto por Carlos Muza, via Unsplash.

  • Ao longo de todos estes anos formamos um coletivo com mais de 9 mil pessoas no YouTube, fora todo mundo que nos acompanha em todas as outras redes sociais (muito obrigada!). Nosso grupo é composto por brasileiros e estrangeiros radicados não só nos países da CPLP, mas em diversas partes do mundo!
  • Já foram publicados mais de 100 vídeos no canal sobre processos criativos, escrita, feitura de capa e diagramação, publicação independente e relatos de autores brasileiros e estrangeiros. Além deles, foram realizadas mais de 12 lives para tirar dúvidas ao vivo de escritores sobre todos esses temas.
  • Publicamos uma antologia, a Amor e Resiliência, e estamos em vias de uma segunda publicação. Aguarde novidades em 2022!
  • Há mais de 170 artigos aqui no site que passam por planejamento, escrita, construção de narrativa/personagens/cenários, revisão, diagramação, capa, divulgação e construção de carreira como escritor. Em parte desses posts há também material para download. (Para ver um índice do nosso conteúdo, acesse o Comece Aqui).
  • Nossa equipe já prestou serviços para mais de300 autores. Esses trabalhos incluíram leitura crítica, preparação de texto (copydesk), revisão de texto, diagramação, capa, ilustração, criação de imagens de divulgação para redes sociais, ghostwriting, mentorias de escrita/autopublicação e mentorias de gestão da publicação no KDP. Para contratar os nossos serviços, escreva para: contatoescritacriativa@gmail.com.

 

Como participar do Projeto Escrita Criativa

Foto por Jess Bailey, via Unsplash.


Listamos abaixo 6 formas muito bacanas dos escritores participarem e contribuírem com o Projeto Escrita Criativa. Vale dizer também que, atualmente, o PEC tem três grandes frentes de escrita: 1. Blogagem Coletiva; 2. Desafio Criativo; 3. Projetos esporádicos (ETEJ / Antologias). Para fazer parte da nossa comunidade, cada escritor pode escolher participar de uma ou mais frentes, pelo tempo que quiser (há autores que estão conosco desde que começamos o PEC e há outros que vem e vão conforme sua agenda/ritmo de vida lhes permitem).

 

1. Blogagem coletiva

Podemos dizer que as três fundadoras do Projeto chegaram na internet quando tudo era mato e que esta frente é uma tentativa de manter um pouco desse espírito colaborativo que a época de ouro dos blogs teve por muito tempo. Tanto a Ane Ventura, quanto a Ayumi Teruya e a Fernanda Rodrigues têm blogs/sites pessoais até hoje e veem esses espaços como grande fonte de criatividade e de manter uma rotina contínua de escrita. Sendo assim, nada melhor do que ter uma frente aqui no PEC para incentivar que outros escritores tanto escrevam mais, quanto visitem outros escritores que também estão escrevendo.

A proposta da blogagem coletiva é muito simples: uma vez por mês, um tema é definido a partir de uma votação aberta no nosso canal do Telegram (faça parte do canal, clicando aqui). O tema escolhido será o vigente para o mês seguinte e a proposta é escrever sobre ele.

O tipo de texto (crônica, conto, poesia, novela, carta etc.) é escolha do autor. O modo como esse tema será abordado também. O importante é escrever e compartilhar o texto no seu blog/site/redes sociais. Se o escritor publicar o texto num blog/site, pedimos a gentileza de sinalizar a publicação com o selo abaixo. Se postar numa rede social, use a hastag #blogagemcoletivaPEC. Assim, mais pessoas poderão saber que essa frente existe e poderão participar dela! 😉


Por fim, depois de publicado, ficaremos felizes se o autor enviar o link do seu texto para nós, por meio do formulário que está neste link. Desse modo, o escrito será incluído no nosso índice. Visitando o nosso índice, é possível ter acesso aos links dos textos dos outros escritores que participaram de todos os temas ao longo de todos os anos de existência do Projeto.

 

2. Desafio Criativo

A proposta do Desafio Criativo é feita a partir do intertexto com outras linguagens. A equipe do PEC monta um arquivo a cada início de ano, com 12 propostas — uma para cada mês — que pode ser baixado pelos escritores.

Assim como acontece com a Blogagem Coletiva, recomendamos que cada um escreva o tema do mês (tipo de texto continua sendo em formato livre), publique o texto em um blog ou rede social (com a tag #desafiocriativoPEC) e envie o seu texto por meio do formulário que está neste link. Assim ele também será incluído no índice de textos do Desafio Criativo.

 

Não tenho espaço para publicar

Caso o escritor não tenha um blog ou redes sociais para publicar o seu texto da blogagem coletiva e/ou do desafio criativo, é possível enviá-lo para a publicação no site do Projeto Escrita Criativa, por meio deste link. Entretanto, o envio não significa garantia de publicação. Seu texto passará por uma curadoria para ver se ele se encaixa com o perfil do público do PEC.

 

3. Projetos Esporádicos: ETEJ

ETEJ é a sigla para Escrevemos Todos Em Janeiro/Julho. Como o próprio nome indica, esse projeto foi pensado para os meses de férias justamente para que os escritores tenham mais tempo de se dedicar à escrita. Para participar do ETEJ, basta escrever todos os dias e publicá-lo com a tag #ETEJ.

Caso o escritor esteja trabalhando em um texto mais longo — um romance, por exemplo — é possível que ele publique apenas alguns trechos ou conte para os seus leitores como está sendo esse processo de escrita.

Sempre que estamos perto de um ETEJ, nossa equipe disponibiliza um material para download, com ideias de temas diários para que escritores tenham um ponto de partida, caso queiram escrever e estejam sem ideias. Quem quiser, pode conferir o que já foi disponibilizado clicando aqui.

 

4. Projetos Esporádicos: antologias

De tempos em tempos, o Projeto Escrita Criativa abre seleção para que os escritores que participaram tanto da Blogagem Coletiva, quanto do Desafio Criativo, publicarem os seus textos em formato de livro. Foi assim que, em 2017, nasceu a antologia Amor e Resiliência — que pode ser comprada tanto na Amazon, quanto no Clube de Autores. É assim que, em 2022, nascerá a nossa segunda antologia — em breve, novidades!

Para participar da seleção basta:

  1.  Escrever sobre os temas da Blogagem Coletiva e/ou dos Desafios Criativos;
  2. Ficar de olho no nosso site e nas nossas redes sociais para saber dos editais.

 

5. Contribua financeiramente

Há três outras formas de participar e contribuir com o Projeto Escrita Criativa de modo financeiro:

  1.  enviando uma contribuição via pix para: contatoescritacriativa@gmail.com;
  2. comprando os livros publicados pelos Projeto Escrita Criativa (nas versões e-book e/ou físico);
  3. assistindo às propagandas dos nossos vídeos no YouTube e deixando a sua contribuição no SuperChat das lives que fazemos.

É importante ressaltar que todo o trabalho que vocês viram acima é feito gratuitamente, durante o tempo livro das fundadoras do Projeto Escrita Criativa. Sendo assim, o seu apoio financeiro é fundamental para que possamos continuar contribuindo cada vez mais para o universo da escrita.


6. Contribua com o seu amor

Ao se inscrever/seguir nas nossas redes sociais, ao comentar e compartilhar os nossos conteúdos com os seus amigos, você ajuda o Projeto Escrita Criativa a crescer! Então, deixe o seu amor em:

YouTube | Instagram | Telegram | Pinterest | Twitter | Página do Facebook | Grupo do Facebook | Spotify 

Vale dizer que o site tem posts todas quartas-feiras às 18h e que todo começo de ano publicamos um calendário anual para que os escritores saibam e se programem para participar das atividades do Projeto Escrita Criativa.

 

Conheça as fundadoras do Projeto Escrita Criativa

Fundadoras do Projeto Escrita Criativa: Ane Venâncio, Ayumi Teruya e Fernanda Rodrigues.


Ane Venâncio

Pisciana, mato-grossense de sotaque duvidoso. Desde que se entende por gente gosta de contar histórias, inspirar e comover através de suas palavras. Biomédica por formação, escritora de gaveta nas madrugadas insones, é blogueira nas horas vagas no blog Profano Feminino. Além disso, tornou-se especialista em divulgação de escritores nas redes sociais e é uma das fundadoras do Projeto Escrita Criativa. Tem textos publicados em antologias, incluindo a Amor e Resiliência. É apaixonada por livros, palavras e tudo que envolva criatividade!

Acompanhe a Ane em: Profano Feminino | Instagram | Twitter | Facebook | Pinterest

Ayumi Teruya

Nascida em uma madrugada na cidade de São Paulo, começou a escrever aos sete anos de idade e não parou mais. É estudante de psicologia na Universidade de Buenos Aires, escritora e cofundadora do Projeto Escrita Criativa. Trabalha com diagramação de livros e criação de capas. Além disso, é dona do blog chamado Pandinando e autora de Relatos de uma Br em Buenos Aires e de Cuando te amé (em espanhol). Também já participou de diversas antologias. 

Acompanhe a Ayumi em: AyumiTeruya.com | Pandinando | Instagram | Twitter | YouTube | oi@ayumiteruya.com 

Fernanda Rodrigues

É uma paulistana apaixonada por gatos e café. Atualmente é escritora, professora (de literatura e de escrita criativa), revisora, preparadora de textos, leitora crítica, palestrante e cofundadora do Projeto Escrita Criativa. Já trabalhou com textos de mais de 30 autores independentes, tem uma mentoria de escrita para autores iniciantes, um grupo de estudos de escrita literária e um curso de poesia (em parceria com o Rafael Farina). Foi professora de inglês e de português por mais de 10 anos na educação básica. De formação é especialista em Docência em Literatura e Humanidades e em Produção e Crítica de Textos Literários, além de ser bacharel e licenciada em Letras (Português/Inglês). É autora do livro A Intermitência das Coisas: sobre o que há entre o vazio e o caos (Editora Penalux), 3º lugar no Prêmio SESC Crônicas Rubem Braga (2017) e escreve no site Algumas Observações, no ar desde junho de 2006.

Acompanhe a Fernanda em: Algumas Observações | Newsletter | Instagram | Twitter | Facebook | YouTube | Skoob | Goodreads | contato@algumasobservacoes.com

 

Considerações finais

Foto por JESHOOTS.COM, via Unsplash.

Este post ficou enorme, mas ele serve como um grande guia/explicação do que é e de como é possível participar do Projeto Escrita Criativa. Caso ainda haja alguma dúvida, deixe nos comentários, para que possamos respondê-la.

Desejamos a todos os escritores um excelente e criativo 2022!


Ane Venâncio, Ayumi Teruya e Fernanda Rodrigues

4 Comments

  1. Adorei saber mais sobre o projeto! Acompanho vocês no grupo do telegram e acho o trabalho sensacional. Continuem!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Amei demais saber e conhecer um pouco mais sobre cada fundadora do projeto. Achei maravilhoso esse post e faz mais assim para conhecermos mais e mais.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei esse post.. E quero muitoo fazer parte dessa rede.... 😍

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)