10 Contos de Natal para te inspirar

Imagem sob licença Creative Commons por StockSnap


O natal está chegando e é por isso que nós do Projeto queremos recomendar para vocês 10 contos de natal brasileiros para inspirá-los nessa época do ano e quem sabe fazer com que você queira publicar o seu próprio conto!


Então vamos lá se inspirar pela magia do natal.

 

1 – Todas as cores do natal.

Sinopse: A Agência Página 7 reuniu cinco autores para contar histórias divertidas e emocionantes sobre personagens LGBTQ+ durante as festas de fim de ano. Nessa coletânea, Vitor Martins narra uma divertida história de amigo secreto no curso de inglês que vai fazer o leitor morrer de amores e vergonha alheia por Renato. Já Bárbara Morais traz o universo das Garotas Mágicas para salvar o Natal na capital do país e falar sobre a importância da amizade verdadeira. Lucas Rocha conta como Danilo só queria um fim de ano comum, mas, de repente, tudo dá errado na noite de Natal e ele se vê preso em uma tempestade envolvendo um peru assado, um cachorro e o garoto por quem ele tem uma quedinha. Alliah mostra que uma simples viagem em grupo de fim de ano para uma ilha no litoral do Rio de Janeiro pode revelar seres sobrenaturais sofrendo com as alterações mágicas causadas pela poluição dos mares. Para fechar com chave de ouro, Mareska Cruz fala sobre a relação de Benedita com o Natal desde o seu nascimento: são quinze anos de pura diversão, coração partido, amor e amizade.

Clique aqui.



2 – Pra Sempre Natal

Sinopse: Carolina não gostava de Natal. Muitas coisas ligadas à data não faziam sentido.
Quando criança, por exemplo, não entendia como Papai Noel vestia roupas tão quentes no calor insuportável do Rio de Janeiro. Também não entendia como o bom velhinho deixava presentes tão grandes em meias tamanho 30, nem como entrava na sua casa descendo uma chaminé que não tinha.

Carol cresceu, descobriu que Papai Noel realmente não existia, mas ainda buscava explicar o mundo ao seu redor. Por que seus pais brigavam? Por que suas primas a odiavam? Por que namorou um idiota? Por que se apaixonou por Anael?

Com o passar dos anos (e dos Natais), Carolina perceberia que nem toda pergunta tem uma resposta certa. O Natal guardava muito mais segredos e milagres do que imaginava, e que, talvez, não seria de todo ruim se fosse Pra Sempre Natal.

Clique aqui

 


3 – Um natal para recordar

Sinopse: Amor. Era isso que Daniel costumava sentir pelo Natal, até que uma desavença familiar mudou completamente sua percepção sobre a data. Agora que sua mãe o arrastou para uma viagem inesperada, o garoto terá que lidar com o fato de estar longe das festividades em família e da alegria que sentia antes de tudo virar de ponta cabeça. Embora Daniel tente entender o porquê daquela situação, algumas coisas só acontecem na época do Natal, a maioria
para lembrar do que vale à pena recordar de verdade.

Clique aqui







4 – E as namoradinhas, Guilherme?

Sinopse: Esta comédia romântica natalina acompanha Guilherme por quatro natais em família, como numa novela curta e leve. As festas da família Nogueira são bem típicas e animadas: tem piada do pavê, reclamações por causa de passas na comida e algumas confusões, já que, na data, tantos parentes se reúnem na casa de vó Rosa.

Guilherme começa a história ainda adolescente, um pouquinho mau-humorado, e só quer saber de ficar com a Belinha - a vira-lata da família - pra fugir das inconveniências e da bagunça de todos os anos. No primeiro Natal que acompanhamos no conto, Guilherme conhece Jonas, um amigo do primo que começa a frequentar os festejos familiares e deixa tudo menos chato nos anos seguintes também.

Clique aqui

 



5 – Casa comigo nesse natal?

Sinopse: Pedida em casamento por Felipe - seu único e grande amor -, em plena "Véspera de Natal", Arielle precisa agora correr atrás do famoso e tão sonhado vestido de noiva.

O que não será uma tarefa fácil, a julgar a ansiedade devido os preparativos de seu casamento, que foi marcado para o dia 25 de Dezembro, exatamente no Natal. Afinal, quem, em sã consciência, correria o risco de se casar em plena noite de Natal?
Se sua resposta foi "Felipe e Arielle", você precisa ler o conto.

 Clique aqui







6 – 7 dias para acontecer

Sinopse: Sarajane não aguenta mais o vizinho chato do 503, que não entende o sentido de férias e insiste em tocar violão todas as manhãs, atrapalhando, sem dó nem piedade, seu sono de beleza mais do que merecido. Some-se a isso o fato de que, por conta da pandemia, ela não vai passar seu feriado favorito com a família. Pronta para descontar toda a raiva e mau humor que essa pandemia a fez acumular nos últimos meses, Sarajane resolve dar um basta.

Quando conhece Tadeu, no entanto, acaba descobrindo que ele pode ser a salvação para o seu Natal.

Entre conversas na varanda e filmes online, o Grinch que queria surrupiar o Natal de Sara vai embora, e ela descobre que os presentes nem sempre vêm com laços gigantes, às vezes só carregam um violão.

Clique aqui



7 – Como se fosse um presente de natal

Sinopse: De todos os trabalhos temporários malucos que Luísa já teve na vida, se vestir de Mamãe Noel num shopping lotado e com um traje de látex (menor do que o de um duende do Pólo Norte!) parece ser o mais desafiador quando descobre que uma das crianças esqueceu o seu presente ao lado do trenó.

Agora, para entregar o presente esquecido, a jovem vai enfrentar uma cômica maratona e mostrar que Papai Noel pode até não existir ― mas o mesmo não se pode dizer da Mamãe Noel.

Clique aqui







8 – Luzes azuis, quase brancas

Sinopse: Pedro é um adolescente de dezesseis anos que quer beijar um rapaz pela primeira vez, mas ainda está no armário. Seus planos parecem estar prestes a se tornar realidade conforme ele se aproxima de Vitor, até que, no Natal, Pedro descobre que Daniel, um amigo de infância, e sua família voltaram para a cidade, e esse reencontro bagunça seus sentimentos.
“Luzes Azuis, Quase Brancas” é um conto de Natal com confusões, romance e reconciliação com o passado.

Clique aqui

 






9 – Natan & Lino

Sinopse: Quando Lino aceitou passar a noite de Natal na casa de sua amiga Nádia, ele acreditou que esta seria uma ótima maneira de curtir o seu feriado favorito do ano sem ter que lidar com as coisas que complicam a sua vida ultimamente. Entretanto, o que era para ser uma simples Ceia na noite de 24 de dezembro acaba se tornando uma receita para o desastre. Pois o rapaz não esperava que aquela era uma festa do pijama natalina... E ele é a única pessoa até o momento que não chegou a caráter.

Agora, por um erro bobo de comunicação, se não quiser voltar para casa e passar a noite sozinho, ele vai precisar ficar em suas “roupas de baixo” na frente de todos os seus amigos – incluindo Natan, o novo membro do grupo, que por acaso é um dos alunos favoritos de seu pai e também seu mais novo interesse amoroso. Mas, por mais constrangedor que possa parecer, logo Lino descobrirá que lidar com sua timidez não será o maior problema que aquela reunião irá lhe trazer. E, até a meia-noite, uma companhia inesperada vai lhe mostrar que até mesmo os momentos mais absurdos também podem ser os mais memoráveis.

Clique aqui

 


10 – Um Toque de Natal

Sinopse: Stella é apaixonada pelo Natal e por um motivo maior que apenas os filmes e as músicas temáticas: dia 25 de dezembro também é seu aniversário. Tudo o que ela mais quer é passar a data de pijama, em casa, mas se vê aceitando uma proposta indecente.

Romeo odeia o Natal e por seis longos anos conseguiu evitar aquela data comemorativa em problemas. Tudo o que ele mais quer é ignorar as luzes espalhadas pela cidade, mas se vê confrontando um acidente inesperado.

Ela precisa do dinheiro, ainda que aceitá-lo implique em abdicar das velas e do bolo.
Ele precisa de uma babá, mesmo que não se sinta tão incapacitado quanto o diagnóstico dado pelo médico indicava.

Nenhum dos dois esperava pela atração. Coração em recuperação, ela dizia. 

Coração fechado por tempo indeterminado, ele dizia.

Mas se é verdade que o pedido de uma criança feito ao Papai Noel sempre se realiza, e eles sequer imaginam que tudo está prestes a mudar com apenas um toque de Natal.

Clique aqui

 


E você, tem um conto de natal nacional para recomendar para a gente? Ou escreveu seu próprio conto?

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)