Produções Literárias: Andorinha Só Não Faz Verão | Por Ires Sousa

Imagem por Mabel Amber, via Pixabay.


Andorinha é um pássaro bastante comum. Não curte muito o frio e nem longas viagens. Acredito que todos, mesmo não sabendo, avistaram uma andorinha por aí, descansando nos fios dos postes de energia ou voando baixo na procura de alimento. Não são pássaros isolados, talvez seja pela pequenitude ou porque é muito melhor viver em bando. Os animais são espertos demais. Sabem como sobreviver nesse mundão dividido em anos, e esses anos são divididos em meses, e esses meses marcam o fim de uma estação e o início de outro. O eterno ciclo da renovação da vida. 

Entre a primavera e o outono encontramos o verão. Qual a relação entre as andorinhas e o verão? Antes de Jesus Cristo, vulgo JC, existiu um rapaz chamado Aristóteles, bem famoso, diga-se de passagem, que nos honrou com a frase “Uma Andorinha Só Não Faz Verão” citada no seu livro Ética a Nicômaco. Eles quis dizer que uma pessoa só não faria uma revolução, bom, pelo menos essa é minha interpretação. 

Talvez, em partes, eu não concorde tanto com ele. Uma pessoa só começa uma revolução, principalmente se ela estiver irada com a forma que a sociedade age. O passo mais importante é o primeiro, por exemplo, depois da primeira linha escrita ninguém segura mais meus dedos, eles digitam com autonomia. Mostram ao mundo tudo que a minha mente quer passar. Alguém que não me recordo o nome disse que a partir do momento em que as palavras são escritas ou ditas elas já não mais suas. E não me incomoda dividir minhas palavras. O primeiro passo foi dado. A primeira letra foi escrita. O primeiro desafio foi cumprido. As palavras já não são mais minhas, são nossas.

Texto escrito pela escritora Ires Sousa, a partir da proposta do Desafio Criativo de janeiro de 2021, que teve como tema Uma andorinha só não faz verão. O Desafio Criativo estimula os nossos autores a escreverem partindo de temas que misturem a literatura com outras artes (como a fotografia, cinema, música e outros livros. Para quais são os temas do Desafio Criativo de 2021, clique aqui.

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)