Dicas de criatividade: aula gratuita — Clarice Lispector e a Morte de uma Baleia: Leitura de uma crônica

Vem estudar com a gente!


Olá, escritores!
Vamos falar sobre Clarice Lispector hoje?

Uma de nossas fundadoras, a escritora Fernanda Rodrigues, participou de um projeto muito especial em parceria com a também escritora, Aline Caixeta. Juntas elas gravaram uma aula chamada Clarice Lispector e a Morte de uma Baleia: Leitura de uma Crônica. Este encontro foi disponibilizado gratuitamente no canal Oficinas Culturais do Estado de São Paulo do YouTube e serviu como homenagem neste ano de centenário de nascimento de Clarice.

O legal de assistir a esta aula, como vocês poderão conferir em detalhes abaixo, é que as duas ministrantes trouxeram muito do processo criativo da Clarice Lispector ao analisar a crônica "Morte de uma Baleia", falando não só das perspectivas de leitoras e críticas literárias, mas também observando o texto como escritoras.

Estrutura da Aula



A crônica como gênero literário

O encontro começa tratando um pouco sobre o que é a crônica, resgatando as suas características e como ela nasceu. Aline e Fernanda também falam um pouco de como a crônica é um tipo de texto que  consegue absorver vários outros gêneros textuais, quem são os seus principais autores e por que esse é um gênero tão querido pelo leitor brasileiro.

Vida e obra de Clarice Lispector

A Clarice é uma escritora que muitos leitores têm um certo medinho, porque seus contos e romances são tidos por muitos como herméticos, difíceis de serem lidos. As crônicas vão na contramão disso, falando do cotidiano da autora. Sendo assim, é apresentado aos expectadores a vida e a obra de Clarice para que todos possam se aproximar mais dos textos escritos por ela.

Morte de uma baleia

Por fim, Aline e Fernanda fazem a leitura da crônica "Morte de uma baleia" e batem um papo trazendo uma análise crítica baseada nos pontos apresentados anteriormente, observando na prática como as características do gênero textual e da vida da autora estão presentes no texto.

Aperte o play! ;)


Para continuar estudando

Na descrição do vídeo há um link para o material utilizado na aula. Vocês podem fazer o download e continuar os seus estudos.


Esperamos que vocês gostem e que esta aula ajudem a desbravar outros textos com um olhar de escritor, sejam esses textos claricianos ou não.
_____________________________________________________________

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)