3 jogos que podem te ajudar na criação de seus personagens



São tempos difíceis para os sonhadores e o ato de criar que nem sempre é uma tarefa fácil, acabou se tornando praticamente impossível de se realizar graças aos dias caóticos que estamos vivendo.  Provavelmente  você já ficou encarando uma folha em branco ou a tela do computador e ainda que a ideia estivesse ali, clara em sua mente você não a conseguiu transferir para o papel.

No início do mês passado indicamos 8 Séries de TV para inspirar sua escrita. Hoje nossa dica é sobre jogos que podem te ajudar na criação de seus personagens, afinal não adianta ter uma boa história e personagens com um desenvolvimento ruim, de quebra além de se divertirem um pouco vocês também poderão estudar um pouco como a narrativa de cada história se desenvolve.  

Life Is Strange

Este é um jogo no estilo escolha e consequência, ou seja, cada ação que você faz terá uma reação equivalente no futuro. Ele é dividido em cinco episódios. A história é centrada em Max Caufield, uma estudante de fotografia que descobre possuir a habilidade de voltar no tempo ao salvar uma garota de levar um tiro no banheiro feminino da escola, que posteriormente ela descobre sua melhor amiga de infância Chloe Price. Juntas elas vão investigar o desaparecimento misterioso de Rachel Amber, descobrindo um lado sombrio da vida em Arcadia Bay. Enquanto isso, Max precisa aprender que mudar o passado às vezes pode levar a um futuro devastador.

Como jogadores assumimos a responsabilidade pelas ações durante o jogo e vamos acompanhando o desenrolar da trama. Graças a habilidade de Max podemos refazer nossas escolhas e assim mudando o desfecho inicial, mas isso não significa que as coisas irão ficar melhores (quem aí lembra do filme Efeito Borboleta?). Ao final de cada episódio temos a oportunidade de ver quais escolhas tiverem uma consequência significativa e quais eram as outras opções disponíveis, assim como a porcentagem do número de pessoas que fizeram a mesma escolha que a nossa. Como o jogo é baseado em escolhas provavelmente o final que você chegará será provavelmente diferente de um amigo seu. 

O jogo explora o cotidiano de jovens que vivem em extremos, a diferença de ideologias, a importância da amizade e de saber que você não está sozinho no mundo, ele também traz temas pesados como abuso (tanto físico quanto psicológico), suicídio, depressão, uso de substancias lícitas e ilícitas. É interessante ver como nossas escolhas afetam a vida dos demais personagens, afinal a gente nunca sabe o que outro está passando e às vezes a nossa indiferença pode ser um grande agravante. No jogo vocês poderão perceber que muitas vezes a não interferência da Max traz consequências bem tensas.

Onde encontrar: Steam Aproveite que o primeiro episódio está de graça:  Life is Strange - Episode 1.

The Sims 4 

O The Sims 4 é o jogo de simulação de vida que lhe dá poder para criar e controlar seus personagens (Sims).  Os Sims possuem algumas vontades básicas que afetam o seu humor e desempenho. Elas foram elaboradas com base na Hierarquia de necessidades de Maslow, proposta pelo psicólogo americano Abraham H. Maslow, a teoria baseia-se na idéia de que cada ser humano esforça-se muito para satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais e divide as necessidades humanas em cinco categorias e estabelece condições para que seja alcançada a satisfação. As categorias dessa pirâmide são: fisiológicas, segurança, social, estima e realização pessoal.

No jogo você pode: 
  •  Criar Sims únicos: você tem uma variedade de Sims para personalizar, todos eles com aparências distintas, personalidades dinâmicas e aspirações inspiradoras. Use recursos poderosos de personalização para dar vida à sua imaginação. Crie você mesmo, suas celebridades favoritas, suas fantasias ou seus amigos! Troque as roupas dos seus Sims para refletir seu humor, crie histórias que aprofundam o seu mundo e dê propósito às vidas deles com traços e aspirações
  •  Construir a casa perfeita: projete e construa facilmente as casas perfeitas para os seus Sims usando o Modo Construção. Crie a casa dos seus sonhos (e dos sonhos deles)planejando o layout, escolhendo a mobília e alterando a paisagem e o terreno. 

No The Sims 4 você pode dar vida a suas história. Na área de criar um sim  você pode criar um personagem totalmente do zero, carregar um já pronto da galera ou utilizar o recurso adicionar um Sim por história. 

No modo história você deve definir o estágio da vida do Sim (jovem, adulto ou idoso), feito isso você terá que responder 10 perguntas aleatórias (tipo um teste do Buzzfeed) relacionadas a situações cotidianas do dia-a-dia. O jogador pode aleatorizar cada pergunta, o que dá a liberdade para escolhermos mais especificamente que tipo de história queremos contar. Essas perguntas irão definir a aspiração e traços do seu Sim, assim como a carreira, habilidades e o dinheiro inicial.

Além da criação de personagens você também pode jogar com famílias criadas pelo jogo, onde você já tem um premissa da história de cada um. 

  

Quando se joga algo como The Sims, o jogador é quem realmente está construindo as regras. Eu estou dando aos jogadores um brinquedo, e o jogador é quem está fazendo disso um game. - Will Wright, Criador de The Sims.

Alguns exemplos de histórias criadas no The Sims 4: Girls In The House - Como Nos Conhecemos - Vampiros -

Onde encontrar: EA


The Witcher 3: Wild Hunt

The Witcher: Wild Hunt é um RPG de mundo aberto de fantasia cheio de escolhas vitais. Em The Witcher, você joga como um caçador de monstros profissional, Geralt de Rívia, em busca da criança da profecia em um vasto mundo aberto, rico em cidades mercantis, ilhas piratas, passagens perigosas nas montanhas e cavernas esquecidas a serem exploradas

O jogo faz parte da trilogia do bruxo Geralt of Rivia, e é inspirada nos livros do escritor polonês Andrzej Sapkowski. Recentemente The Witcher ganhou uma adaptação em formato de série de TV pela Netflix. 

Explore um mundo de fantasia aberto e moralmente indiferente: Construído para aventuras sem fim, o enorme mundo aberto de The Witcher define novos padrões em termos de tamanho, profundidade e complexidade.
  •  Atravesse um mundo aberto fantástico: explore ruínas esquecidas, cavernas e naufrágios, negocie com vendedores e ferreiros anões em cidades e cace pelas planícies abertas, montanhas e mares.
  • Lide com generais traidores, feiticeiras traiçoeiras e realeza corrupta para fornecer serviços sombrios e perigosos.
  • Tome decisões que desafiam os conceitos de bem e mal e enfrente as vastas consequências.
  • Sistemas de clima dinâmicos e ciclos de dia/noite afetam como os cidadãos das cidades e os monstros selvagens se comportam.
  • Repleto de decisões narrativas tanto na trama principal quanto nas secundárias, esse gigantesco mundo aberto é influenciado pelo jogador como nunca antes.
 The Witcher 3 possui 36 finais diferentes, ou seja muitas possibilidades!

Onde encontrar: Steam

Não é segredo que os livros, filmes, séries e músicas possuem o poder de nos transportar para outras realidades, porém, como leitores, espectadores ou ouvintes, nós podemos acompanhar o desenvolvimento da história, mas não podemos fazer parte dela e, portanto, não podemos alterá-la. Nos jogos, entretanto, as coisas são diferentes. Eles nos possibilitam uma imersão onde nós nos tornamos parte da história (é claro, existem livros, filmes e series interativas, mas não com tantas opções no mercado), e nossas escolhas desencadeiam consequências reais dentro da trama.  Hoje os jogos são uma nova maneira de se contar histórias, nos proporcionando uma ligação emocional muito mais próxima com os personagens e universos que estão inseridos.  Esperamos que essas indicações lhes tragam uma nova perspectivava na hora de criar seus enredos e personagens. Às vezes se colocar no lugar do outro é a melhor maneira de entender aquilo que se passa ao nosso redor. 

Agora nos contem quais jogos vocês acham que possuem uma boa narrativa e personagens bem construídos?


_____________________________________________________________
Nos acompanhe também em:  | Facebook | Twitter Instagram | Youtube | Pinterest | Loja

2 Comments

  1. Amei!! Já jogava o The Sims 4, mas nunca tinha visto por essa forma. Vou passar a usar para me ajudar nas histórias

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nunca pensei por esse lado de que alguns jogos virtuais pudessem nos animar e nos dar ideias para a escrita. Achava que seria mais a leitura, atividade física e quebra cabeça que me ajuda demais a pensar.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)