Dicas de Escrita: 5 estratégias para criar o primeiro rascunho do seu livro

Imagem por Artem_Apukhtin.
Com o ano novo batendo à porta, muitos escritores começam a pensar nos próximos projetos literários a serem escritos. Quais histórias contar? Onde essas histórias se passarão? Quais são os personagens envolvidos e como desenvolvê-los? Narrar em primeira ou em terceira pessoa? São muitas as dúvidas que envolvem essa demanda de escrever um livro e, embora a gente saiba que não há uma fórmula mágica, estamos aqui para te dar algumas dicas.

Como começar o seu romance

1. Enfrente a primeira página

Muitas vezes o escritor não sabe por onde começar. Nessas horas, busque por inspirações seja no ambiente em que você está inserido, em músicas, em filmes, em séries, ou na Internet (o Pinterest é um ótimo lugar!). Comece escrevendo o que está na sua cabeça, até transformar a ideia em uma cena. Lembre-se que o movimento de enfrentar a página em branco é primordial. É melhor começar com uma fala/cena que não está tão clara e depois trabalhar nela, do que não começar.

2. Dê importância para primeira página

A primeira página é a porta de entrada para a sua história, por isso ela não pode ser entediante. Lembre-se que é por meio dela que você conquistará o seu agente literário, o seu editor e, sobretudo, o seu leitor. Para que eles se sintam motivados, é importante incluir nas primeiras cenas uma ação seja ela física ou mental. Isso fará com que o seu leitor se envolva com a narrativa.

3. Releia o que você já escreveu em voz alta

Quando você achar que o seu texto está começando a ganhar forma, releia o que já foi escrito em voz alta. O ato de se ouvir ajuda a perceber furos que a leitura silenciosa e o olhar viciado para o texto deixam passar sem querer.

4. Pense nos "Por quês?"

Ter em mente todos os "por quês?" ajuda a tomar decisões sobre o caminho que a narrativa deve seguir. Veja alguns exemplos do que você, enquanto autor, pode se se perguntar:
  • Por que meu personagem principal vai para determinado lugar?
  • Por que ele age de tal forma?
  • Por que os outros personagens regem como reagiram com a ação do personagem principal?
  • Por que o clima da narrativa está como está?
  • Por que meu personagem principal precisa de amigos/inimigos?
  • Por que ele fez determinada ação no passado?
  • Por que ele precisa aceitar/rejeitar tal proposta?
  • Por que ele é reativo/feliz/apático/inteligente/rico/pobre/saudável/doente/etc.?
  • Por que ele se une/se separa das outras pessoas da narrativa?

5. Peça uma leitura crítica

Depois que o seu rascunho estiver pronto, peça por uma leitura crítica. É importante compartilhar o texto com alguém que tenha tanto um olhar de leitor, quanto um olhar mais técnico (de escritor, revisor, editor), que possa te dar um feedback adequado sobre o que funciona e o que não funciona, das partes que precisam ser melhor trabalhadas e das que estão ok. Quando você for escolher uma pessoa para este tipo de trabalho, é bacana selecionar alguém que também domine a temática do seu livro e que tenha um olhar sensível para as questões que você tenha abordado.

Clique com o botão direito, escolha a opção "Salvar imagem como" e leve este infográfico com você! 😉


Seguindo essas cinco dicas, você estará pronto para fazer os ajustes necessários para entregar um bom livro aos seus leitores. 

Boa escrita!

3 Comments

  1. Dicas muitíssimas importantes...e de grande utilidade e reflexão para dar início a uma obra de ficção.

    ResponderExcluir
  2. Dicas muitíssimas importantes...e de grande utilidade e reflexão para dar início a uma obra de ficção.

    ResponderExcluir
  3. Olá! gostaria de dicas para escrever um livro de crônicas sobre ser mãe.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)