Planner para Escritores: Fazendo História



Olá, escritores!

Em 2018 lançamos nosso primeiro Planner para Escritores, já em 2019 continuamos com a ideia e trouxemos outro modelo de Planner de Escrita. Porém, em 2020 e 20021 não tivemos nenhuma novidade nesse sentido e vocês sentiram falta e nos pediram por uma nova versão, e cá estamos para apresentar para vocês o Planner para Escritores: Fazendo História. 


Assim como uma boa história a criação desse Planner envolveu tempo, dedicação e algumas pesquisas. Queríamos fazer algo diferente, mas que ainda assim de algum modo trouxesse as melhores partes das versões anteriores, que não fosse apenas uma ferramenta para ajudar vocês a criarem as próprias histórias, mas que funcionasse também como um lembrete para quando as coisas ficarem difíceis e a vontade de desistir resolver aparecer.  

Já falei aqui no blog sobre como a psicologia das cores pode ajudar na hora de vender sua história, e para a criação desse Planner entender quais cores seriam capazes de transmitir a mensagem que gostaríamos de passar foi muito importante.  Como disse anteriormente, além  da organização queríamos que ele funcionasse como um lembrete, mas o que gostaríamos que as pessoas lembrassem?


Desde 2020 estamos vivendo um período atípico em nossas vidas, e quem sabe você, assim como eu,  não tenha escrito tanto quanto gostaria nesse período. Talvez não seja o seu caso e você faz parte do time que conseguiu superar suas metas ou simplesmente conseguiu  se manter constante. Estou falando sobre isso porque esperamos que em 2022 seja diferente, e para isso precisamos acreditar nisso, na possibilidade do recomeço. E nosso Planner quer trazer isso, essa energia de que dá para começar algo novo ou recomeçar, que você pode se organizar, mas não precisa se cobrar tanto. Além de auxilia-lo a cultivar sua criatividade e e lembra-lo da importância de ser gentil com você e com seu processo de escrita. 

Para representar tudo isso que desejamos/esperamos nos inspiramos na primavera e sua capacidade de florir, de renascer depois do inverno, em suas cores vibrantes, sua beleza e força.  Com base nisso chegamos na seguinte paleta: 







A cor principal escolhida foi o verde. Ele é considerado a cor da fertilidade, da esperança, da confiança. Universalmente ligado à natureza, traz frescor, calma, equilíbrio, paz, prosperidade, pertencimento e harmonia. Transmite a sensação de bem-estar, tranquilidade, juventude e saúde. É uma cor que traz a ideia de seguir em frente.  Nesse trecho do livro "A Psicologia das Cores - Eva Heller" exemplifica bem o motivo da nossa escolha para cor principal. 

A ideia de a esperança ser verde sobrevive porque está aparentada com a experiência da primavera. As analogias idiomáticas tornam isso visível: a esperança germina como a semente na primavera. A primavera significa renovação após um tempo de escassez. Também a esperança é um sentimento de que os tempos de privação estão ficando para trás.

Se vocês notarem temos 4 tons de verde e nenhum é um tom vibrante, e isso foi proposital. Os tons mais vibrantes de verde podem transmitir imaturidade, e nossa intenção é o oposto. A escrita é algo sério e o ato de escrever deve ser tratado como tal, ainda que seja apenas uma forma de se expressar em particular ou hobby. 

Como cores complementares temos o rosa  e o laranja. O rosa vem trazer a ideia de gentileza, sensibilidade, amabilidade, ternura, otimismo e fantasia. Enquanto o laranja representa comunicação, criatividade e acolhimento. Características essas que são essenciais para uma boa escrita. 



Fizemos um Planner não datado para que vocês possam utiliza-lo a qualquer momento, porém, ele vem com um calendário de 2022 para vocês não perderem tempo e já começarem a usar logo. Esperamos que vocês criem suas histórias enquanto vivem as suas próprias. Pensando nisso temos uma parte dedicada ao planejamento pessoal/profissional e outra dedicada a escrita propriamente dita. 

Vocês podem imprimir e encadernar,  como também podem usar o Adobe Acrobat para preencher direto no arquivo ou aplicativo equivalente. 



Download do Planner




Esperamos que vocês gostem dessa nova versão do nosso Planner para Escritores e que ele possa ajudar vocês a darem vidas a suas história! Ah, e contem pra gente se vocês conseguiram perceber/sentir o que nos propormos na hora de criar esse Planner? 


0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)