5 dicas de ouro ao fazer capa de livro

 

Todo mundo sabe que a capa do livro é o primeiro contato que o leitor tem com alguma obra. É ela que se destaca e que chama a atenção da gente quando caminhamos por alguma livraria ou descemos a tela do site da loja virtual, por isso é muito importante ter todo um cuidado na sua elaboração, além de que é um orgulho ter uma capa maravilhosa na sua estante com uma história mais maravilhosa ainda!

Então vamos lá!


1. Título legível.

O ser humano não gosta daquilo que não entende e não conhece, se ele tiver dificuldades em entender qual é o nome do seu livro pode ser que ele acabe passando batido, é importante que só de bater o olho, o leitor já consiga identificar o nome do livro. Uma letra cursiva toda trabalhada pode ser linda para um convite de casamento com o seu nome e o nome do seu amor, mas na capa de um livro torna a leitura muito complicada, você pode usar uma letra cursiva, porém, ela deve ser legível.

Vamos ao exemplo:


 2. O nome do autor.

O seu nome no livro pode aparecer menor que o título, maior que o título, em cima, em baixo, do lado. A decisão a tomar em relação ao seu nome é muito variante. Se você for um escritor conhecido, lançando um livro novo, você pode colocar o seu nome maior que o título, já que o nome chamará atenção de leitores fiéis para a nova história. Se você está começando a publicar, o título do seu livro é o que deve chamar atenção primeiro, por isso o ideal é que o título seja maior. Outra coisa interessante, é poder manter o mesmo tipo de fonte do seu nome em todos os livros, como se fosse uma marca registrada, assim os leitores já vão reconhecer e saber que o livro e seu, demarcando um estilo.

Exemplo:

 

3. As cores.

Você deve escolher bem as cores que irá usar no seu livro e entender o impacto que elas causam no leitor. A psicologia das cores existe e é importante pesquisar para ver a forma que uma cor específica pode estar relacionada ao conteúdo do seu livro. Cada uma delas passa uma intenção e emoção, sem falar que determinadas cores já estão associadas com temáticas específicas de livros. Você pode escolher uma palheta já criada e trabalhar com diferentes cores. Outro ponto importante: não escolha contrastes muito fortes, vários tons neon em contraste ou cores que desaparecem por serem muito parecidas.

Exemplo:

 


4. Cuidado com excessos.

Muita informação pode ser demais na capa do seu livro, o que pode deixar ela muito carregada, tirando a atenção daquilo que realmente importa. O ser humano não gosta e não se sente confortável com bagunça, você pode sim ter uma “bagunça organizada”, porém deve pensar com muito cuidado antes de encher a sua capa com um milhão de detalhes que são difíceis de entender à primeira vista. As capas com muitos detalhes e cheias de informações costumam ser ignoradas pelos leitores que ainda não conhecem o seu trabalho como escritor.

Exemplo:

 

5. Coesão.

Transmitir o clima e o gênero da história através dos elementos da capa é muito importante para chamar atenção daqueles leitores que são atraídos por esse tipo de gênero. Por exemplo, você não pode colocar uma faca ensanguentada na capa de um livro infantil, ou seja, a sua capa não deve gerar a seguinte pergunta ao leitor: “tá, mas o que a capa tem a ver com esse livro?”. Existem capas que realmente não têm uma relação clara com a história (por exemplo a capa de Crepúsculo), porém deve haver uma interpretação que está sim relacionada ao conteúdo da história. Se não existir uma explicação plausível, a capa do seu livro poderia ser de qualquer outro autor ou gênero.

Exemplo:

 


Lembrando que todas essas dicas são sugestões que você pode ou não seguir. Cada pessoa é única e possui um gosto diferente, mas lembre-se que a capa do livro deve “dialogar” com os leitores, afinal, eles são o seu alvo.

 

E se você quer fazer a capa do seu livro, mas não sabe exatamente por onde começar ou qual programa usar, nós do projeto temos 2 vídeos que podem te ajudar! Um sobre criação de capa de e-book no Canva e outro sobre a criação da capa completa no photoshop.

 


Agora conta para a gente, qual capa de livro você acha horrível e qual capa de livro você ama?

2 Comments

  1. Olá! Amei as dicas, títulos menores e as capas mais simples chamam bem mais a minha atenção das que tem muita informação.
    Beijocas.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Amei as dicas e concordo com todas elas.
    Curto livros com capas mais lisas.
    Beijo

    https://tecontopoesia.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)