5 grandes escritores e seus manuscritos: a edição e revisão do texto

Foto por Kat Stokes, via Unsplash.

Nós, da equipe do Projeto Escrita Criativa, temos recebido muitos contatos de novos autores querendo publicar seus livros. Vemos isso com bons olhos, mas percebemos que muitos deles estão tão ansiosos que querem pular a etapa de edição dos textos. Por isso, no post de hoje, trazemos alguns exemplos de edição feita por escritores de renome que eternizaram as suas obras por séculos, para servir de incentivo para todo mundo que está nesta etapa da produção do livro.

Escreva sem medo. Edite sem misericórdia.
(Foto por hannah grace, via Unsplash.)

Jane Austen, 1775-1817


A imagem mostra um trecho de um romance inacabado de Jane Austen, chamado The Watsons. Como é possível notar, Austen riscava o que não queria mais e reescrevia sobre o tachado o trecho novamente.


George Gordon Byron (Lord Byron), 1788-1824


Este é um rascunho um tanto confuso, uma vez que Lord Byron escreveu sobre o texto já escrito. 


Honoré de Balzac, 1799-1850



Esta página é pertence ao texto Eugénie Grandet, um dos primeiros grandes romances de Balzac. Como é possível observar, Balzac riscava em preto as partes que considerava dispensáveis de um texto datilografado e anotava nas bordas as principais mudanças e pontos de atenção.


Marcel Proust, 1871-1922


Na imagem, o manuscrito editado de Carnets de notes. Diferentemente de Balzac, o fragmento acima é manuscrito. Nele, Proust trabalha com ilustrações que ora ganham destaque, ora se camuflam fundindo-se ao próprio texto. Entretanto, o recurso de riscar o que se despreza se mantém neste fragmento também.

Fonte: BNF.

Mark Twain, 1835-1910


O manuscrito acima é do livro Pudd'nhead Wilson, obra que nasceu durante o processo de falência da editora de Twain.


_________________________

Gostou de conhecer mais sobre esses escritores? Então nos conte nos comentários: como é o processo de edição dos seus manuscritos? Quais são as suas principais dúvidas?

1 Comments

  1. Olá!
    Gostei muito de conhecer e ver as fotos, eu só conhecia a Jane Austen e gosto da escrita dela, já vou procurar os outros escritores para conhecer mais e saber como será cada um.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)