Dicas de escrita: 6 formas de fazer o "escrever mais" ser rotina na sua vida

Imagem de Luci Goodman por Pixabay.
Olá, escritor! 
O ano começou e muitos de nós colocamos nas metas de 2020 o velho plano de sempre "escrever mais", mas... como vencer a rotina ao invés de deixar que as demandas do dia a dia nos engulam? Trouxemos algumas dicas que podem lhe ajudar a chegar em dezembro orgulhoso de si mesmo. 

1. Identifique o melhor horário para você

Quando vamos estudar o que escritores de sucesso fazem para conseguir escrever, muitos relatam ter um horário fixo: escrevem apenas pela manhã, ou só de madrugada, ou ainda quando os filhos estão na escola e se sabe que não haverá interrupções. Você já parou para pensar qual é o horário que é mais produtivo na sua rotina? 

2. Tenha um tempo para escrita despretenciosa

Tenha um tempo diário de pelo menos 5 minutos para euma escrita despretenciosa. Poder ser um bloco de notas, um documento no celular/computador, um diário, as páginas matinais (Morning pages), uma lousa no seu quarto... Enfim, qualquer lugar em que você possa despejar tudo o que está na sua cabeça e que ninguém vai ler. Além de ajudar a criar o hábito da escrita, escrever sem a obrigação de publicar, de forma livre, sem pensar muito é um ótimo exercício para arejar a cabeça e por consequência ajuda a ter novas ideias (combatendo o bloqueio criativo).


3. Escreva todos os dias

Sim. Se você não sabe por onde começar, tente o básico que é escrever todos os dias. Não importa se você vai escrever por 10 minutos ou por uma hora inteira (ou até mais!). Também não importa muito se você já tem um projeto definido ou se está apenas narrando sobre a vida que acontece ao seu redor. O que importa de fato nesse exercício de escrver todos os dias é o fato de ele ajudar a cultivar a disciplina que o escritor profissional precisa ter. Suponhamos que você escreva mais ou menos 210 palavras por 300 dias (o que te daria uma folga de 65 dias entre férias, dias que você teve algum imprevisto no trabalho ou ficou doente), no fim de 2020 você terá um conjunto de textos formado por mais de 60 mil palavras - que é a média de tamanho dos livros atuais. Isso garante que você vai ter um livro pronto para publicar? É claro que não. Contudo, você terá material suficiente para poder revisar, editar, tirar novas ideias, o que já é um excelente começo para quem não tinha ideia de qual caminho seguir.

4. Conte para as pessoas que você tem este objetivo

Sabe aquele amigo virginiano que ama organização e prazos? Chegue para ele, diga que você tem essa meta de escrever mais e conte como resolveu se organizar para isso. Por fim, peça para que esse amigo sirva como seu incentivador, não deixando que você desista ou relaxe conforme o tempo for passando. Ter alguém que lhe anime nos momentos em que bate aquela preguiça é fundamental.

5. Use o modo avião

Coloque os aparelhos eletrônicos no modo avião (se desconecte da Internet) para evitar distrações com as notificações das redes sociais. Ter foco ajuda a não perder o fluxo de ideias e a escrever mais em menos tempo.

5.  Se assuma como escritor

Não venha com esse papo de que você não é escritor porque não foi publicado em uma grande editora ou não tem milhões de seguidores no Instagram. A partir do momento em que você escreve, se dedica e estuda (veja só você aqui lendo a este artigo!), você é escritor, SIM! Se você ainda sente vergonha ou medo de declarar para o mundo que você é escritor, dê uma lida nestas 6 dicas de como acreditar em si e se assumir escritor, que já publicamos aqui no blog.

Por fim, nós sabemos o quanto a rotina de casa-trabalho-estudos-vida social consome o nosso tempo. Entendemos que escrever todos os dias pode parecer luxo para quem vive na luta, mas sabemos que, aos pouquinhos, você pode chegar lá. Se fazer as seis dicas de uma vez ficar pesado, escolha uma e foque nela. Lembre-se que é melhor ter um texto pequeno do que não ter texto nenhum. ;)

Boa sorte com a meta e arrase neste 2020!

1 Comments

  1. Amei essas dicas, meu melhor horário é sem dúvida pela manhã, principalmente quando me levanto muito cedo. Tenho que ter o hábito de escrever diariamente, sei que faz muito bem e ajuda na hora de criar conteúdos mas, ainda não tenho esse ritmo.
    Amei as dicas!
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)