Diagramação de livro

Imagem por StartupStockPhotos, sob licença Creative Commons.

A diagramação do livro é um processo essencial, que muitas vezes é deixado de lado pelos escritores independentes. É ela que vai fazer com que o livro seja agradável aos olhos, que facilitará a leitura, deixará o corpo do texto organizado e trará credibilidade à sua obra.

Muitos podem pensar que diagramar o próprio livro pode tornar-se um monstro de sete cabeças, mas a verdade é que você pode realizar as configurações básicas no seu próprio word, sem ter a necessidade de contratar alguém ou aprender na marra a usar um programa de design.

Por que diagramar?


A diagramação trabalha com a parte visual do livro, trazendo para o leitor uma experiência prazerosa ao estar em contato com a escrita. Um livro com a diagramação certa captará e manterá o leitor engajado, afinal, ninguém pode ler um livro que não se pode entender o que está escrito.

A falta de diagramação pode fazer com que os leitores abandonem sua história, mesmo se ela for muito boa. Isso se deve ao fato de que, antes de comprar um livro, os consumidores costumam olhar a capa e passar o olho pelas páginas, ao notar certas "imperfeições" como: linhas tortas, letras muito pequenas ou grandes, fontes ilegíveis, falta de espaço entre linhas e até ausência de travessão; o livro pode passar a impressão de desleixo e até mesmo falta de compromisso do escritor com os leitores.

Cada estilo de livro possui uma diagramação especial pensada em seu público alvo, por exemplo, livros infantis e para idosos possuem letras e espacejamento maiores para facilitar a leitura, tornando-a mais agradáveis e de fácil discorrer.

Como diagramar? 

Existem vários programas de diagramação que você pode estar usando, ou você pode simplesmente contratar um profissional. Muitos autores recomendam o Adobe InDesign e o próprio Word para diagramar. Nós do Projeto ensinamos a vocês através do próprio Word que é uma ferramenta a qual o escritor já está bastante familiarizado.


Neste vídeo ensinamos:
  • Configurações de tamanho de página;
  • Margens;
  • Página de dedicatória;
  • Sumário;
  • Função quebra de página;
  • Inserção de imagens;
  • Função de títulos;
  • Número de páginas;
  • Configuração de fontes;
  • Travessão;
  • Alinhamento;
  • Espacejamento;
  • Parágrafo.
Vale lembrar que essas são as configurações mais gerais para a diagramação, os números e tamanhos utilizados podem ser alterados de acordo com o gosto do escritor ou requerimento da gráfica/editora. Essas configurações, demonstradas no vídeo, servem para a publicação de e-book na Amazon e livros físicos no Clube de Autores, mas já quero deixar claro que o formato e-book da Amazon não aceita imagens em geral, nem no corpo do texto e muito menos no rodapé.

A Amazon também possui a ferramenta CreateSpace de publicação de livros físicos (disponíveis na Amazon.com), mas suas configurações são bem diferentes e mais estritas que a diagramação ensinada no vídeo. 

Sempre fiquem atentos ao mandar livros diagramados para editoras, gráficas e plataformas online. Cada uma delas pode exigir uma diagramação diferente no envio de originais e você não quer perder a oportunidade de ser publicado por ter colocado espacejamento errado ou usado fonte Comic Sans no lugar de Times New Roman.

Esperamos ter ajudado você, escritor, em sua jornada. Qualquer dúvida é só deixar nos comentários!

Até a próxima.


2 Comments

  1. Caramba, muito útil essa postagem :o

    "A falta de diagramação pode fazer com que os leitores abandonem sua história." É exatamente isso, parece com o blog. Se tem um layout feio perde a graça né...

    Muito útil pra quando eu for escrever o meu livro *-* um beijo

    www.suave-pensamento.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)